Durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, realizada nesta segunda-feira (07), vereadores utilizaram a Palavra Livre para expressar insatisfação com a dificuldade de diálogo e atendimento por parte de alguns secretários municipais da Prefeitura de Araras. As críticas partiram de diferentes parlamentares e giraram em torno da falta de respostas, ausência de retornos e demora na resolução de demandas encaminhadas.
Dentre eles, o vereador Lúcio Casa Bela (Podemos) foi um dos mais enfáticos ao abordar o tema. Segundo ele, a população cobra os vereadores, mas alguns secretários têm dificultado a interlocução. “Secretário não foi eleito. Apenas prefeito e vereadores foram, e somos nós que somos cobrados. Não vou mais ficar dando desculpa para a população”, disparou. Ele relatou, por exemplo, a situação da UBS Antônio Francisco Cascelli, no Parque das Árvores, onde uma lâmpada queimada em uma cadeira de dentista tem impedido o atendimento à população. Além disso, criticou a falta de acolhimento adequado para pessoas em situação de rua, especialmente no que diz respeito ao tratamento de dependência química e à falta de passagens para retorno às cidades de origem.
Na mesma linha, o presidente da Câmara, Rodrigo Soares dos Santos (MDB), também demonstrou insatisfação com a postura de alguns membros do alto escalão da administração. Embora tenha elogiado a postura do prefeito Irineu Maretto (PSD) e de parte dos secretários, foi direto ao dizer que a falta de respeito institucional não será tolerada. “Tenho uma boa relação com o prefeito e alguns secretários, mas se continuar a falta de atitude dos demais no atendimento aos vereadores, eu não vou mais chamar, vou convocar para que sejam sabatinados aqui”, afirmou. O parlamentar ainda lembrou que os secretários têm prazos legais para responder requerimentos e reforçou o papel fiscalizador do Legislativo. “Essa Casa é harmônica com o Executivo, e o prefeito tem nos atendido muito bem, mas isso precisa valer para todos”, completou.
Já o vereador Mário Corrochel Neto “Bonezinho” (PP), buscou trazer uma visão de quem já esteve do outro lado. Ele contou sua experiência como subprefeito em São Paulo e sugeriu que, no mínimo, os secretários respondam as mensagens dos vereadores. “Mesmo que seja para dizer ‘te retorno depois’, isso já demonstra respeito. É o mínimo que se espera”, afirmou. Ele também mostrou surpresa com a ausência de retorno por parte de alguns gestores municipais. “O que muito me espanta é essa falta de comunicação. Então, fica aqui o meu pedido para que os secretários valorizem o mandato dos vereadores. Nós somos cobrados diariamente e precisamos ter respostas para dar à população.”
As manifestações refletem um desgaste crescente entre parte do Legislativo e a estrutura administrativa da Prefeitura, especialmente em áreas sensíveis como saúde, assistência social e serviços públicos. Apesar de destacarem o bom relacionamento com o prefeito, os parlamentares foram unânimes em defender que o respeito institucional e o diálogo são fundamentais para garantir um serviço público eficiente e transparente.
O que diz a Prefeitura
O RCA1 procurou a Prefeitura Municipal de Araras para um posicionamento sobre as críticas feitas pelos vereadores durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara, especialmente no que diz respeito à dificuldade de atendimento por parte de alguns secretários municipais. Até a publicação desta matéria, a administração preferiu não se manifestar sobre o assunto.
Confira na íntegra a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…
A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…
As exportações brasileiras de ovos, tanto in natura quanto processados, registraram um crescimento expressivo no…
Após acordo firmado com o Ministério da Previdência Social, os médicos peritos federais do INSS…