Categories: DestaquePolítica

Vereadores de Araras cobram maior atenção de secretários municipais: “Secretário não tem voto, mas precisa respeitar quem tem”

Durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, realizada nesta segunda-feira (07), vereadores utilizaram a Palavra Livre para expressar insatisfação com a dificuldade de diálogo e atendimento por parte de alguns secretários municipais da Prefeitura de Araras. As críticas partiram de diferentes parlamentares e giraram em torno da falta de respostas, ausência de retornos e demora na resolução de demandas encaminhadas.

Dentre eles, o vereador Lúcio Casa Bela (Podemos) foi um dos mais enfáticos ao abordar o tema. Segundo ele, a população cobra os vereadores, mas alguns secretários têm dificultado a interlocução. “Secretário não foi eleito. Apenas prefeito e vereadores foram, e somos nós que somos cobrados. Não vou mais ficar dando desculpa para a população”, disparou. Ele relatou, por exemplo, a situação da UBS Antônio Francisco Cascelli, no Parque das Árvores, onde uma lâmpada queimada em uma cadeira de dentista tem impedido o atendimento à população. Além disso, criticou a falta de acolhimento adequado para pessoas em situação de rua, especialmente no que diz respeito ao tratamento de dependência química e à falta de passagens para retorno às cidades de origem.

Na mesma linha, o presidente da Câmara, Rodrigo Soares dos Santos (MDB), também demonstrou insatisfação com a postura de alguns membros do alto escalão da administração. Embora tenha elogiado a postura do prefeito Irineu Maretto (PSD) e de parte dos secretários, foi direto ao dizer que a falta de respeito institucional não será tolerada. “Tenho uma boa relação com o prefeito e alguns secretários, mas se continuar a falta de atitude dos demais no atendimento aos vereadores, eu não vou mais chamar, vou convocar para que sejam sabatinados aqui”, afirmou. O parlamentar ainda lembrou que os secretários têm prazos legais para responder requerimentos e reforçou o papel fiscalizador do Legislativo. “Essa Casa é harmônica com o Executivo, e o prefeito tem nos atendido muito bem, mas isso precisa valer para todos”, completou.

Já o vereador Mário Corrochel Neto “Bonezinho” (PP), buscou trazer uma visão de quem já esteve do outro lado. Ele contou sua experiência como subprefeito em São Paulo e sugeriu que, no mínimo, os secretários respondam as mensagens dos vereadores. “Mesmo que seja para dizer ‘te retorno depois’, isso já demonstra respeito. É o mínimo que se espera”, afirmou. Ele também mostrou surpresa com a ausência de retorno por parte de alguns gestores municipais. “O que muito me espanta é essa falta de comunicação. Então, fica aqui o meu pedido para que os secretários valorizem o mandato dos vereadores. Nós somos cobrados diariamente e precisamos ter respostas para dar à população.”

As manifestações refletem um desgaste crescente entre parte do Legislativo e a estrutura administrativa da Prefeitura, especialmente em áreas sensíveis como saúde, assistência social e serviços públicos. Apesar de destacarem o bom relacionamento com o prefeito, os parlamentares foram unânimes em defender que o respeito institucional e o diálogo são fundamentais para garantir um serviço público eficiente e transparente.

O que diz a Prefeitura

O RCA1 procurou a Prefeitura Municipal de Araras para um posicionamento sobre as críticas feitas pelos vereadores durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara, especialmente no que diz respeito à dificuldade de atendimento por parte de alguns secretários municipais. Até a publicação desta matéria, a administração preferiu não se manifestar sobre o assunto.

 

Confira na íntegra a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras 

 

Cesar

Recent Posts

GCM de Araras firma convênio que garante botão de pânico gratuito a comerciantes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…

6 horas ago

Araras já tem mais de 2 mil casos de dengue em 2025

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…

7 horas ago

União São João está no grupo 2 da Copa Paulista; competição começa no dia 15 de junho

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…

7 horas ago

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 25 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…

10 horas ago

Exportações brasileiras de ovos quase dobram no 1º trimestre de 2025, impulsionadas por demanda dos EUA

As exportações brasileiras de ovos, tanto in natura quanto processados, registraram um crescimento expressivo no…

10 horas ago

Greve dos médicos peritos do INSS chega ao fim e atendimentos são retomados

Após acordo firmado com o Ministério da Previdência Social, os médicos peritos federais do INSS…

11 horas ago