Categories: DestaqueTempo

Verão começa com calor e pancadas de chuva em Araras; sol deve aparecer somente na segunda-feira (23), segundo a Climatempo

O Verão, última estação do ano, começou com calor e pancadas de chuva neste sábado (21), em Araras. Os termômetros registraram mínima de 20° e máxima de 25°.

Segundo a Climatempo, o domingo (22) também será de chuva, com temperatura mínima de 20° e máxima de 27°. No entanto, o sol deve aparecer entre nuvens apenas na segunda-feira (23).

Estação traz mais calor e menos chuva

Diferente do último verão, que foi bastante impactado pelo fenômeno El Niño – aquecimento anormal das águas do Pacífico – e, consequentemente, por ondas de calor, a estação, desta vez, não será afetada por essa condição, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com a tendência de resfriamento do Oceano Pacífico, o Inmet indica a probabilidade de 60% para que as condições da La Niña se desenvolvam durante o primeiro trimestre de 2025. Apesar disso, a tendência é que o fenômeno, responsável por chuvas fortes no Norte e Nordeste e por secas no Sul, não dure muito e chegue ao fim ainda em abril.

Outra condição que pode influenciar o verão é a formação de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que funciona como um corredor de nuvens que circula sobre o país. Na prática, a ZCIT é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas no norte das regiões Nordeste e Norte. Com a sua formação em uma posição diferente do comum, a condição climática pode comprometer a regularidade de chuvas nessas regiões.

Chuva

No verão, a maioria das regiões do país recebe volumes de chuva superiores a 400 mm – equivalente a 400 litros de água por metro quadrado. De acordo com o prognóstico climático do Inmet para a estação de 2024/2025, algumas regiões do Brasil devem apresentar volumes de chuva abaixo da média entre janeiro e março de 2025. Há, também, áreas onde se espera chuva próxima ou acima da média.

Calor

Ainda segundo o prognóstico do Inmet, o Brasil deve ter temperaturas acima da média em praticamente todo o país durante o verão. Em algumas áreas, os valores podem ultrapassar em 0,5°C ou mais a média histórica do período. No Maranhão, Piauí, oeste da Paraíba, Pernambuco e em grande parte da Bahia, as temperaturas poderão ficar mais de 1°C acima da média.

Naquelas regiões com tendência de mais chuva durante a estação, as temperaturas elevadas, juntamente com a alta umidade, podem intensificar a sensação de calor e desconforto.

Com informações do portal Metrópoles

Cesar

Recent Posts

GCM de Araras firma convênio que garante botão de pânico gratuito a comerciantes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…

1 hora ago

Araras já tem mais de 2 mil casos de dengue em 2025

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…

2 horas ago

União São João está no grupo 2 da Copa Paulista; competição começa no dia 15 de junho

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…

2 horas ago

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 25 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…

6 horas ago

Exportações brasileiras de ovos quase dobram no 1º trimestre de 2025, impulsionadas por demanda dos EUA

As exportações brasileiras de ovos, tanto in natura quanto processados, registraram um crescimento expressivo no…

6 horas ago

Greve dos médicos peritos do INSS chega ao fim e atendimentos são retomados

Após acordo firmado com o Ministério da Previdência Social, os médicos peritos federais do INSS…

6 horas ago