A Capela Sistina, no Vaticano, está sendo preparada para o Conclave que elegerá o novo Papa da Igreja Católica. O processo terá início na próxima quarta-feira, 7 de maio, às 16h30 no horário local (11h30 no horário de Brasília), conforme anunciado pela Santa Sé.
A jornada começará às 5h (horário local) com a celebração da Missa “Pro Eligendo Pontifice” na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re. Posteriormente, os cardeais se reunirão na Capela Paulina antes de se dirigirem à Capela Sistina para o início oficial do Conclave.
Durante o Conclave, os cardeais permanecerão isolados do mundo exterior, sem acesso a meios de comunicação, para garantir a confidencialidade do processo. Serão realizadas até quatro votações diárias — duas pela manhã e duas à tarde — até que um dos candidatos alcance a maioria de dois terços dos votos, ou seja, 89 dos 135 cardeais eleitores.
A Capela Sistina já recebeu os preparativos necessários, incluindo a instalação da chaminé no telhado, por onde será emitida a fumaça preta (nenhuma decisão) ou branca (novo Papa eleito). As cédulas de votação serão queimadas em estufas internas, e a fumaça resultante indicará o andamento da eleição ao público reunido na Praça de São Pedro.
Este Conclave será o maior da história, com 135 cardeais eleitores, dos quais 108 foram nomeados pelo Papa Francisco. A diversidade geográfica e cultural dos participantes reflete a universalidade da Igreja Católica.
Após a eleição, o novo pontífice será apresentado ao público com a tradicional bênção “Urbi et Orbi” da varanda da Basílica de São Pedro, marcando o início de um novo capítulo na liderança da Igreja Católica.
Uma investigação da Polícia Federal (PF) em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) revelou…
A Mega-Sena sorteia neste sábado (03) R$ 11 milhões, prêmio acumulado na última terça-feira (29),…
NEUSA MARIA ARANTES PAULINO, 60 anos, viúva, moradora do bairro Jardim São Paulo. Falecimento em…
Uma mulher foi presa após agredir uma idosa de 74 anos no Parque das Árvores,…
Um homem de 37 anos morreu após ser agredido durante uma briga na madrugada deste…
O ex-secretário de Justiça de Araras (SP), Raphael Teixeira de Oliveira, se manifestou após sua…