O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu, por 5 votos a 2, cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e torná-la inelegível por oito anos. A decisão foi tomada com base na acusação de que a parlamentar cometeu abuso de poder político e divulgou informações falsas sobre o processo eleitoral de 2022.
A ação foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que argumentou que Zambelli disseminou deliberadamente fake news com o intuito de conquistar apoio político. A decisão ainda não tem efeito imediato, permitindo que Zambelli permaneça no cargo enquanto recorre da sentença.
Em resposta, Carla Zambelli afirmou que a medida tem o objetivo de “silenciar opositores” e declarou: “A luta continua, cabe recurso e não vamos desistir de lutar. Seja onde estiver, continuarei lutando por nossa Nação.”
O julgamento havia sido iniciado em dezembro de 2024, quando o relator do caso, desembargador José Antonio Encinas Manfré, votou pela cassação do diploma e pela inelegibilidade de Zambelli. Na ocasião, o julgamento foi suspenso após um pedido de vistas, sendo retomado e concluído em janeiro de 2025.
A decisão do TRE-SP ainda cabe recurso, e Zambelli poderá continuar exercendo seu mandato até que todos os recursos sejam julgados pela Justiça Eleitoral.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…
A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…
As exportações brasileiras de ovos, tanto in natura quanto processados, registraram um crescimento expressivo no…
Após acordo firmado com o Ministério da Previdência Social, os médicos peritos federais do INSS…