O vandalismo praticado contra uma capela centenária, que foi invadida na zona rural do município de Araras (SP) no último sábado (29), chamou a atenção para pichações de outros monumentos e prédios públicos e privados na cidade. Já foram pelo menos 10 alvos do vândalo.
Além de questionar santidades, no caso da capela, o autor acredita na teoria da conspiração de que o planeta Terra é plano, o que já foi desmentido por especialistas.
A pergunta principal sobre o caso ainda não tem resposta: quem é o pichador terraplanista? A Polícia Civil ainda investiga e ele pode responder por pelo menos 3 crimes.
Há quanto tempo começaram as pichações?
Segundo a Prefeitura de Araras, as pichações começaram a aparecer em prédios públicos há cerca de dois meses.
Somente na última semana, foram pichadas uma capela na zona rural e um letreiro no Lago Municipal.
Quais locais foram vandalizados em Araras?
O pichador escolhe prédios públicos e religiosos e monumentos para escrever suas frases. Entre os lugares vandalizados estão:
Capela Nossa Senhora da Piedade, no bairro rural Elihu Root;
Letreiro “Eu te amo Araras”, no Lago Municipal.
Basílica Nossa Senhora do Patrocínio;
Templo da Igreja Assembleia de Deus;
Prefeitura Municipal;
Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT);
Casa da Cultura;
Caixa Econômica Federal;
Monumento ao Centenário de Araras (Obelisco), na Praça Barão de Araras;
Posto de saúde do Assentamento Rural III
O que o vândalo escreve nas pichações?
Em todas as pichações há a frase “A Terra é plana” ou “A Terra é plana pesquise”. Em prédios religiosos, o vândalo também coloca versículos da Bíblia que comprovariam a tese do terraplanista – teoria da conspiração já desmentida por especialistas.
Na capela Nossa Senhora da Piedade, local mais vandalizado e teve ainda a porta destruída com um maçarico ele ainda escreveu que “a Terra é um círculo plano com uma cúpula acima (o nosso céu)” e que “a bíblia também diz que a Terra é plana”.
Ainda nas paredes do templo, o vândalo debochou das imagens dos santos, que ele tirou de seus pórticos e jogou no chão.
“Estas estátuas não tiveram poder algum para me impedir de entrar aqui, de movê-las de lugar e de escrever nestas paredes. Teriam elas algum poder para ouvir orações ou livrar do mal àqueles que clamam a elas? Ha ha ha ha ha ha”, escreveu na parede do altar.
Por quais crimes ele pode responder?
O vândalo pode responder pelos seguintes crimes: ultraje a culto (no caso da capela) : O artigo 208 da lei nº 2.848 de 7 de Dezembro de 1940 diz que comete o crime quem escarnecer (zombar) de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar (desprezar) publicamente ato ou objeto de culto religioso. A pena é de 1 mês a 1 ano de prisão ou multa.
Dano (no caso da capela): destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia está no artigo 163 da Lei nº 2.848/1940. Pena de 1 a 6 meses de prisão ou multa.
Pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar (sujar) edificação ou monumentos urbanos (no caso da capela e dos outros prédios): Artigo 65 – Lei nº 9.605 / 1998. Pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa.
Como está a investigação da polícia?
O caso da capela está sob investigação pela Delegacia de Araras. A Secretaria de Segurança Pública informou que “diligências são realizadas visando à identificação da autoria”.A SSP disse que não há registros sobre o caso de pichação no Lago Municipal. A Prefeitura de Araras, no entanto, disse que comunicou a polícia sobre os casos de vandalismo no município.
Ronaldo quer ser o presidente da Confederação Brasileira de Futebol. A ideia de presidir a CBF,…
A Mega-Sena sorteia neste sábado (23) 18 milhões, prêmio acumulado na última quarta-feira (21), após…
Luciano Eduardo Zampim: 51 anos, solteiro. Morava no bairro Jardim Marabá. Falecimento: 22/11/2024 - Sepultamento:…
Em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem, nesta quinta-feira (21), após ele confessar que matou…
A Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram na próxima segunda-feira (25, a…