Categories: DestaquePolícia

Suspeito de pichar frases terraplanista em Araras é identificado pela Polícia Civil

A Polícia Civil de Araras liderada pelo delegado titular, doutor Edgar Albanez, identificou o jovem suspeito de pichar com frases terraplanistas a Capela Nossa Senhora da Piedade, no bairro rural Elihu Root, demais templos, prédios e monumentos públicos da cidade.

A informação foi confirmada pelo delegado doutor Edgar Albanez em entrevista ao repórter Gil Zaniboni, que foi ao ar no início da tarde desta sexta-feira (5), no Programa Marcelo Franchozza da Rádio Clube Ararense FM 101,7.

O delegado afirmou que o jovem pertence a um grupo de WhatsApp denominado “terraplanista”, o qual tem o objetivo de pichar monumentos e prédios públicos, igrejas, muros e locais de grande circulação de pessoas no município.

Na casa do suspeito, morador de Araras, a Polícia Civil encontrou diversas latas de spray, a moto e o capacete que o mesmo utilizava para realizar o ato de vandalismo. O pichador foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária, onde foi ouvido pelo delegado doutor Edgar Albanez, o qual negou as acusações. O delegado confirmou que um inquérito foi instaurado e que a Polícia Civil trabalhará para juntar mais provas para que o mesmo seja detido e responda por pelo menos três crimes, sendo eles:

1 – ultraje a culto (no caso da capela) : O artigo 208 da lei nº 2.848 de 7 de Dezembro de 1940 diz que comete o crime quem escarnecer (zombar) de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar (desprezar) publicamente ato ou objeto de culto religioso. A pena é de 1 mês a 1 ano de prisão ou multa.

2 – dano (no caso da capela): destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia está no artigo 163 da Lei nº 2.848/1940. Pena de 1 a 6 meses de prisão ou multa.

3 – pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar (sujar) edificação ou monumentos urbanos (no caso da capela e dos outros prédios): Artigo 65 – Lei nº 9.605 / 1998. Pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa.

Em grupo de WhatsApp, a Polícia Civil encontrou mensagens com fotos das pichações e links de estabelecimentos que comercializam spray de tinta pela internet.

Em Araras, o pichador vinha agindo há pelo menos dois meses. Na última semana, as pichações passaram a ser ainda mais frequentes. A gota d’água para as autoridades foi a pichação, no último final de semana, da Capela Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro Elihu Root, a qual teve repercussão nacional. Não bastasse isso, nesta semana, o totem do Lago Municipal denominado “Eu amo Araras”, também amanheceu pichado.

Locais vandalizados pelo pichador em Araras:

Capela Nossa Senhora da Piedade, no bairro rural Elihu Root;
Letreiro “Eu te amo Araras”, no Lago Municipal;
Basílica Nossa Senhora do Patrocínio;
Templo da Igreja Assembleia de Deus;
Prefeitura Municipal;
Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT);
Casa da Cultura;
Caixa Econômica Federal;
Monumento ao Centenário de Araras (Obelisco), na Praça Barão de Araras;
Posto de saúde do Assentamento Rural III.

A frase mais utilizada pelo pichador foi: “A Terra é plana, pesquise”. Na Capela Nossa Senhora da Piedade, além desta frase, ele escreveu versículos bíblicos e, mais do que isso, jogou as imagens de santos no chão da igreja e  em uma das frases escrita no altar esnobou das mesas com a seguinte frase: “Estas estátuas não tiveram poder algum para me impedir de entrar aqui, de movê-las de lugar e de escrever nestas paredes. Teriam elas algum poder para ouvir orações ou livrar do mal àqueles que clamam a elas? Ha ha ha ha ha ha”.

Tão logo a Polícia Civil reúna as provas necessárias, o pichador poderá pegar uma pena que varia de três meses a um ano de prisão e pagar uma multa.

 

 

adminn

Recent Posts

Novembro Azul: Praça Barão e três Unidades Básicas recebem evento neste sábado (23)

Em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria…

15 horas ago

Homem é preso suspeito de matar e enterrar cinco cachorros em Limeira

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem, nesta quinta-feira (21), após ele confessar que matou…

15 horas ago

Novo Pronto Atendimento Municipal do Hospital Mandic será inaugurado na próxima segunda-feira (25)

A Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram na próxima segunda-feira (25, a…

16 horas ago

Prefeito eleito Irineu Maretto anuncia alguns dos novos nomes para o primeiro escalão em 2025

O prefeito eleito Irineu Norival Maretto (PSD) anunciou em suas redes sociais alguns dos novos…

23 horas ago

Está chegando a hora do 13º salário: o que fazer com dinheiro extra?

Novembro um mês marcado por uma expectativa importante para quem trabalha com carteira assinada: é…

24 horas ago

Motorista de caminhão morre carbonizado após batida na Rodovia Anhanguera

Um caminhoneiro de 23 anos morreu carbonizado após bater em outro caminhão, na madrugada desta…

24 horas ago