A Secretaria Municipal de Saúde de Araras está intensificando a campanha de vacinação contra a febre amarela, especialmente após o aumento de casos e óbitos no estado de São Paulo. Até o momento, foram confirmadas quatro mortes e oito casos da doença no estado em 2025, números que já superam o total registrado nos últimos cinco anos.
A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos, com sintomas que incluem febre, calafrios, dores no corpo, náuseas e fadiga. A vacinação é a principal forma de prevenção, conferindo imunidade em 95% a 99% dos adultos vacinados e em 90% das crianças pequenas.
O esquema vacinal recomendado é uma dose aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos. Pessoas de 5 a 59 anos que nunca foram vacinadas ou que não possuem comprovante de vacinação também devem se imunizar. A cobertura vacinal em Araras está em 73,86%, abaixo da meta ideal.
A Secretaria de Saúde orienta que os munícipes procurem a sala de vacina mais próxima para verificar seu esquema vacinal e receber o imunizante, se necessário. Algumas unidades de saúde em Araras estão atendendo até às 20h para facilitar o acesso da população.
A vacinação é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde do município. Manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para a proteção individual e coletiva contra a febre amarela.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…
A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…
As exportações brasileiras de ovos, tanto in natura quanto processados, registraram um crescimento expressivo no…
Após acordo firmado com o Ministério da Previdência Social, os médicos peritos federais do INSS…