O Procon de São Paulo emitiu um alerta importante para os consumidores sobre cobranças indevidas relacionadas a pagamentos realizados por meio do Pix. Segundo o órgão, nenhuma taxa extra pode ser adicionada em transações efetuadas nessa modalidade de transferência bancária, que foi desenvolvida para ser rápida, segura e gratuita para pessoas físicas.
A prática de cobrar valores adicionais para pagamentos via Pix é considerada ilegal. Caso o consumidor se depare com essa situação, o Procon orienta a recusa do pagamento e a realização de uma denúncia. Para isso, é recomendável registrar a cobrança extra por meio de notas fiscais, recibos ou outros comprovantes que demonstrem a irregularidade.
As denúncias podem ser feitas diretamente no site do Procon-SP ou pelos canais de atendimento do órgão. Além disso, os conasumidores devem estar atentos às práticas abusivas e buscar seus direitos sempre que se sentirem prejudicados.
O Procon-SP reforça que o Pix foi criado como um instrumento acessível para facilitar as transações financeiras, e sua utilização não deve ser onerada de forma alguma.
Após a morte de um motociclista de 37 anos que colidiu com a traseira de…
Os mais de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional…
A Prefeitura de Araras interditou temporariamente o deque de madeira do lago de carpas, localizado…
Um casal foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (17) pela Guarda Civil Municipal…
Mais do que uma escolha alimentar, o consumo de peixe na Sexta-feira Santa carrega um…
Assim como nos humanos, a doença renal crônica em animais de estimação pode ser grave…