A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, está intensificando a fiscalização de imóveis – construídos ou não – que apresentem mato alto em sua parte interna ou externa, incluindo calçadas, guias e sarjetas. A ação tem como objetivo garantir a limpeza urbana e evitar a proliferação de pragas e doenças, como a dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a Fiscalização Urbana, os proprietários notificados devem manter os imóveis limpos durante o período de um ano. Caso contrário, podem ser multados em valores que variam entre R$ 2 mil e R$ 20 mil. O fiscal urbano Wallasy Carlos explica que a notificação serve como um aviso prévio, válido por 12 meses, e que o descumprimento da regra leva à multa imediata. “Quando é feita a notificação, trata-se de um aviso para manter o imóvel limpo durante todo esse período de validade. Caso contrário, não tem outra notificação, e sim a aplicação direta da multa”, afirmou.
A medida está prevista no Código de Posturas do Município, estabelecido pela Lei Complementar nº 167, de 7 de janeiro de 2021. Após a aplicação da multa, o proprietário tem até sete dias para regularizar a situação. Caso o terreno permaneça sujo, a Prefeitura executará a limpeza e cobrará pelo serviço.
A manutenção da limpeza dos imóveis e passeios públicos é de responsabilidade dos proprietários, sendo fundamental para evitar riscos à saúde pública. Além da proliferação do Aedes aegypti, terrenos com mato alto podem abrigar animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e ratos.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração dos moradores para manter a cidade limpa e prevenir problemas sanitários. Denúncias sobre terrenos em situação irregular podem ser feitas diretamente à Fiscalização Urbana.
Fonte: Secom/PMA
A diretoria do União São João realizou, na noite desta terça-feira (11), testes nos refletores…
O sorteio do concurso 2.827 da Mega-Sena foi realizado na noite desta terça-feira (11), em…
Na noite desta terça-feira (11), uma equipe da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) da Guarda Civil…
Auxiliar de compras – Elaboração de cotações via sistema; desenvolver novos fornecedores; negociar preço, prazo…
EROTILDES ALVES RIBEIRO, 57 anos, casado. Residia no bairro Jardim Morumbi. Falecimento: 11/02/2025 - Sepultamento:…
A participação do Dr. Agnado Piscopo nesta terça-feira (11), no Programa Marcelo Franchozza, tratou de…