A Prefeitura de Araras declarou situação de emergência em saúde pública nesta sexta-feira (28) em resposta ao significativo aumento dos casos de dengue no município. A medida, oficializada por meio do Decreto Municipal nº 7.768, foi publicada na edição nº 2.572 do Diário Oficial Eletrônico (DOE) e abrange também o combate a outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como chikungunya e zika.
Até o último boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (25), Araras registrou 509 casos de dengue em 2025, com duas mortes confirmadas e uma terceira em investigação. Diante desse cenário, o decreto autoriza a contratação de serviços e servidores necessários para enfrentar a situação emergencial, a aquisição de insumos e materiais sem a necessidade de licitação, e o remanejamento de funcionários de outras secretarias para a Secretaria da Saúde.
Além disso, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias poderão atuar em conjunto para intensificar as ações de controle e prevenção das arboviroses. A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na eliminação de criadouros do mosquito e na adoção de medidas preventivas para conter a disseminação das doenças.
Para mais informações, acesse o decreto na íntegra aqui.
Na noite de segunda-feira (15), uma residência localizada na Rua Gandhi, no bairro Vila Zarif,…
Confira as oportunidades: Auxiliar geral – Ensino médio completo, ser proativo, saber trabalhar em equipe,…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…
A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…