O prefeito Pedrinho Eliseu encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar nº 18/2024, que reestrutura o Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras (SMTCA) e autoriza a concessão do serviço público de transporte coletivo à iniciativa privada.
“Há décadas o TCA tem dado enorme prejuízo, a ponto de, em 2014, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo recomendar que se proceda a concessão do serviço”, afirma o chefe do Executivo. A situação financeira foi agravada pela pandemia da Covid 19. “Fora os valores que saíram dos sofres da Autarquia, a Prefeitura teve de custear tudo, com o transporte dos estudantes paralisado, sem pagamentos pelo Estado e pouquíssimas pessoas andando nos ônibus”, complementa.
O projeto
O projeto complementa a Lei Municipal nº 3.326 de 04 de setembro de 2001, e prevê a concessão do transporte urbano a uma empresa, por licitação, em um contrato longo. “A ideia é que tenham segurança para investir em novos ônibus, melhores e em maior quantidade, com a visão de retorno de investimento depois de um tempo”, explica Pedrinho. Mesmo assim, a Prefeitura continua com o poder de estipular e controlar o valor da tarifa, podendo ajudar com subsídio para mantê-la mais barata.
Servidores do TCA, como motoristas e cobradores, serão utilizados no transporte dos estudantes. “A maior parte dos motoristas já está neste setor, para o qual irão todos eles, acabando com as horas-extras e sem prejuízos para os trabalhadores. E os cobradores estarão nos ônibus dos estudantes, auxiliando passageiros nos embarques e desembarques”, disse Eliseu.
Secom/Prefeitura de Araras
Um escrivão de polícia ajudou a salvar a vida de um bebê de nove meses,…
Subiu para 202 o número de mortos por conta da enchente que atingiu a cidade…
Começam a valer nesta sexta-feira (1º) as novas regras do Pix para garantir a segurança…
Uma criança levou um choque enquanto bebia água na Escola Municipal José Cruz, em Itirapina (SP), na manhã…
Uma explosão deixou dois funcionários de uma empresa de fertilizantes feridos em São Carlos (SP) na manhã…
Ajudante de serralheiro: ter noções com corte e solda eletrodo será um diferencial, experiência na…