Categories: DestaquePolícia

Prefeito de Casa Branca é preso em operação do Gaeco contra desvio de verbas

O prefeito de Casa Branca (SP), Marco César de Paiva Aga (Republicanos), foi preso, na manhã desta quarta-feira (21), durante a Operação ‘Casa Limpa’, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga crimes de corrupção ativa e passiva, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Além de Casa Branca, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Santana de Parnaíba, Santos, Cubatão e Poços de Caldas.

De acordo com a apuração do Ministério Público (MP), uma empresa privada de saneamento básico subornou agentes públicos, como secretários e prefeitos, para ser favorecida em contratos de prestação de serviços de água e esgoto.

Durante a manhã, o Ministério Público informou que Marco Aga havia sido afastado do cargo, mas durante a tarde confirmou que a Justiça decretou a prisão preventiva dele.

Não foram divulgadas informações sobre o envolvimento do prefeito. O g1 entrou em contato com a prefeitura e não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. A reportagem tenta localizar a defesa do político.

Dinheiro apreendido
Em Casa Branca, a prefeitura foi um dos locais alvos de mandados. Na casa da irmã do prefeito, que não teve a identidade divulgada, foram encontrados e apreendidos R$ 401,7 mil em dinheiro embalados em uma mala.

Segundo o MP, a conta dela era usada para movimentar os recursos. A ocorrência foi apresentada na delegacia de São José do Rio Pardo.

Operação
O 24º Batalhão da Polícia Militar (PM) do Interior e o 5º Batalhão de Ações Especiais da corporação concretizaram também outros 11 mandados de busca e apreensão, além de uma prisão preventiva.

De acordo com a apuração do Ministério Público (MP), uma empresa privada de saneamento básico subornou agentes públicos, como secretários e prefeitos, para ser favorecida em contratos de prestação de serviços de água e esgoto.

As investigações mostraram que parte do dinheiro foi repassado por meio de ‘triangulação financeira’, com envolvimento de terceirizados da empresa de saneamento e contas bancárias de parentes ou pessoas indicadas pelos agentes públicos.

A investigação teve como base análise de diversas provas documentais e depoimentos, além de dados bancários e fiscais de agentes públicos, familiares e pessoas próximas.

A investigação continua com o exame do material apreendido e outras diligências, segundo o Gaeco.

O que diz a Águas da Casa Branca
Em nota, a concessionária Águas de Casa Branca, informou que está à disposição das autoridades para esclarecimentos e que segue os padrões de legalidade em seus contratos. (veja abaixo a nota na íntegra).

Com relação à investigação conduzida pela Procuradoria Geral de Justiça no Município de Casa Branca, a concessionária Águas de Casa Branca, por seus Diretores e representantes, destaca que está à disposição das autoridades do Ministério Público Estadual, para todo e qualquer esclarecimento, como também para contribuir com todas as investigações, destacando que segue todos os padrões de legalidade em suas relações contratuais.

adminn

Recent Posts

Ronaldo Fenômeno confirma desejo de ser presidente da CBF: “Estou extremamente preparado”

Ronaldo quer ser o presidente da Confederação Brasileira de Futebol. A ideia de presidir a CBF,…

7 horas ago

Mega-Sena sorteia R$ 18 milhões neste sábado (23)

A Mega-Sena sorteia neste sábado (23) 18 milhões, prêmio acumulado na última quarta-feira (21), após…

7 horas ago

Confira as notas de falecimentos em Araras deste sábado (23)

Luciano Eduardo Zampim: 51 anos, solteiro. Morava no bairro Jardim Marabá. Falecimento: 22/11/2024 - Sepultamento:…

7 horas ago

Novembro Azul: Praça Barão e três Unidades Básicas recebem evento neste sábado (23)

Em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria…

1 dia ago

Homem é preso suspeito de matar e enterrar cinco cachorros em Limeira

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem, nesta quinta-feira (21), após ele confessar que matou…

1 dia ago

Novo Pronto Atendimento Municipal do Hospital Mandic será inaugurado na próxima segunda-feira (25)

A Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram na próxima segunda-feira (25, a…

1 dia ago