O preço dos ovos de galinha registrou um forte aumento de 19,44% em março em comparação a fevereiro, segundo a prévia da inflação (IPCA-15) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano, a alta já chega a 25,88%, chamando atenção de consumidores e especialistas.
A disparada nos preços é atribuída a três principais fatores: o aumento do custo do milho (principal componente da ração das aves), as altas temperaturas que afetaram a produção nas granjas e a maior demanda durante a Quaresma — período de 40 dias que antecede a Páscoa e em que muitas pessoas reduzem o consumo de carne vermelha, optando por ovos como alternativa.
Além do milho, outros insumos usados na avicultura também encareceram, pressionando os custos de produção. O calor extremo que atinge várias regiões do país reduz o bem-estar das galinhas e compromete sua produtividade, diminuindo a oferta de ovos no mercado.
A demanda, por sua vez, está em alta. Na Quaresma, a procura por ovos aumenta significativamente, e isso agrava ainda mais o desequilíbrio entre oferta e procura, empurrando os preços para cima.
Segundo dados regionais, as capitais com as maiores altas no preço dos ovos foram Salvador (26,87%), Distrito Federal (24,09%), Recife (23,76%), Porto Alegre (22,87%) e Curitiba (22,80%). A tendência é nacional, ainda que com variações de intensidade.
Especialistas do setor, como os da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), acreditam que a alta é sazonal e deve começar a desacelerar após a Páscoa. Ainda assim, o cenário permanece incerto, já que os custos de produção seguem elevados e o clima continua sendo um fator imprevisível.
Enquanto isso, o consumidor sente no bolso a valorização de um dos alimentos mais populares e acessíveis do país, e precisa redobrar a atenção na hora de fazer as compras. Para muitos, o ovo — antes alternativa mais econômica à carne — começa a pesar mais na despesa mensal.
A Arteris Intervias realiza, a partir desta sexta-feira (04), obras de manutenção na parte superior…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta terça-feira (1º) sobre uma…
A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) já começou em Araras nesta quinta-feira, 3…
Um homem foi preso pela Polícia Militar após furtar cabos elétricos de uma empresa de…
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (03) R$ 51 milhões, prêmio acumulado na última terça-feira (01),…
A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Administração, informa que a classificação…