Categories: DestaquePolícia

Polícia Civil deflagra a Operação Hitman e prende supostos membros de organização criminosa com atuação em Araras e região

Uma megaoperação da Polícia Civil do Estado de São Paulo, batizada de Operação Hitman, foi deflagrada nesta segunda-feira (05), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa composta por policiais militares, guardas civis municipais e criminosos civis da região de Limeira, com ramificações em cidades como Araras, Leme, Conchal e até fora do Estado.

Segundo o boletim de ocorrência, o grupo é investigado por diversos crimes, entre eles tráfico de drogas e armas, roubos, adulteração de veículos, corrupção ativa e passiva, e até homicídios direcionados contra membros de uma facção criminosa de São Paulo. A atuação estaria alinhada aos interesses de uma facção rival, com objetivo de tomar o controle de rotas estratégicas do tráfico, como a conhecida “Rota Caipira”, que liga o interior paulista ao Rio de Janeiro.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão temporária. Durante a operação, nove pessoas foram presas por ordem judicial, entre elas um policial militar e um guarda municipal. Outras três pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Um dos alvos da operação, considerado foragido, foi capturado em um hotel na cidade de Gramado (RS), em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

As investigações apontam que o grupo utilizava armamentos pesados, veículos clonados e táticas de execução semelhantes a de grupos paramilitares, com emboscadas e o uso de “sicários”. Um caso emblemático citado no boletim envolve o roubo de um arsenal na cidade de Araras, onde, durante cumprimento de mandado, foi encontrado um verdadeiro equipamento de guerra no interior de um dos veículos monitorados por envolvimento em homicídios.

Os presos em Araras e Leme foram levados à sede da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Limeira e, em seguida, encaminhados à Cadeia Pública da cidade.

 

Sede da Guarda Municipal de Araras foi alvo da operação

Durante a ação, agentes da Polícia Civil também estiveram na sede da Guarda Civil Municipal de Araras, onde realizaram buscas. De acordo com a corporação, o local foi alvo de mandado de busca e apreensão.

Nota oficial da Prefeitura de Araras

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, informa que nesta segunda-feira, dia 05/05, acompanhou e prestou todo o apoio necessário para a “Operação Hitman” deflagrada pela Polícia Cívil do Estado de São Paulo na cidade e em outras cidades da região, como Leme e Conchal.

Os três GCMs investigados foram afastados preventivamente pela pasta. O caso também será acompanhado pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal.

A operação, segundo a Polícia Civil, teve como objetivo cumprir 15 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisões temporárias. Nove pessoas foram presas: 1 policial militar, 1 guarda municipal e 7 criminosos civis, sendo 3 deles presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Um guarda municipal está foragido.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras reforça que segue à disposição das autoridades para colaborar com a investigação.

Cesar

Recent Posts

Após disparada de preços, valor dos ovos recua e atinge menor patamar do trimestre

Após meses de alta expressiva, os preços dos ovos apresentaram queda no final de abril…

1 hora ago

Mais de 5 milhões de eleitores podem ter o título cancelado; prazo para regularização termina em 19 de maio

Eleitores que deixaram de votar, justificar ausência ou pagar multa nas três últimas eleições consecutivas…

2 horas ago

Uma pessoa morreu em Araras nesta segunda-feira (05)

DEODATO DIAS PENHA: Aos 92 anos, casado. Residia no bairro Jardim Residencial Itapuã. Falecimento: 05/05/2025…

11 horas ago

Homem é encontrado morto em avenida

Um homem foi encontrado morto no fim da tarde deste domingo (4) na Avenida Visconde…

12 horas ago

Auxiliar de estoque, caldeireiro e líder de pintura estão entre as 110 vagas de emprego disponíveis no PAT de Araras nesta segunda-feira (05)

Confira as oportunidades disponíveis: Auxiliar administrativo – Conhecimento em informática, experiência em atendimento ao cliente.…

12 horas ago