Categories: DestaqueEconomia

Picanha e cerveja ficam mais caras com alta da inflação

A inflação em alta no Brasil tem impactado diretamente produtos icônicos do consumo nacional, como a picanha e a cerveja. Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a picanha registrou um aumento de 8,74% em 2024, revertendo a queda de 10,69% vista no ano anterior. Já a cerveja consumida em casa teve alta de 4,5% no mesmo período, após uma elevação de 5,29% em 2023.

Especialistas apontam que, no caso das carnes, fatores como a valorização do dólar, o aumento das exportações e adversidades climáticas, como estiagens, pressionaram os preços. A crescente demanda interna, reflexo da recuperação econômica com maior renda e menor desemprego, também contribuiu para a alta.

A cerveja, por sua vez, foi impactada pelo aumento dos custos de produção, especialmente insumos como cevada e lúpulo, que dependem de importações e sofrem com a oscilação cambial. A cerveja consumida fora do lar, em bares e restaurantes, subiu 5,83% em 2024, após alta de 5,23% no ano anterior.

Diante desse cenário, os consumidores têm buscado alternativas para manter o tradicional churrasco e momentos de lazer. Muitos optam por cortes de carne mais baratos ou substituem a carne bovina por proteínas como frango ou linguiça. Para as bebidas, marcas mais acessíveis ou até a redução do consumo têm sido estratégias para equilibrar o orçamento.

Com uma inflação acumulada de 4,83% em 2024, acima do teto da meta do Banco Central de 4,75%, os desafios para consumidores e produtores seguem evidentes. Enquanto os primeiros tentam manter o padrão de consumo, os últimos enfrentam dificuldades com custos mais elevados e necessidade de repasses aos preços finais.

 

Fonte: CNN Brasil

Cesar

Recent Posts

Assistente administrativo, caldeireiro e operador de caixa estão entre as vagas de empregos disponíveis no PAT de Araras nesta sexta-feira (10)

Oficial de manutenção: conhecimento básico em informática, ensino médio completo, experiência em manutenção predial, desejável…

10 horas ago

Confira as notas de falecimentos em Araras desta sexta-feira (10)

Eva Maria Martins Borsonelo Idade: 71 anos Estado civil: Casada Residência: Bairro Jardim Santa Elisa…

10 horas ago

Ana Hickmann é condenada a pagar pensão de R$ 15 mil para ex-marido

Ana Hickmann, de 43 anos, foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a…

10 horas ago

Ninguém acerta as seis dezenas sorteadas da Mega-Sena e prêmio acumula para R$ 16 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas do concurso 2813 da Mega-Sena, realizado na nesta quinta-feira…

10 horas ago

Beber café pela manhã pode reduzir risco de morte por doenças cardiovasculares, diz estudo

Estudos recentes indicam que consumir café pela manhã pode reduzir o risco de morte por…

10 horas ago

María Corina Machado é presa após participar de ato na Venezuela

María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, foi detida nesta quinta-feira (09) durante um protesto…

1 dia ago