A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no início da noite desta quinta-feira (29), mostra que o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) conta com 41% dos votos válidos no primeiro turno da eleição ao governo de São Paulo.
Tarcísio de Freitas (Republicanos) se consolida na segunda colocação com 31%, enquanto o atual governador e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), aparece com 22%.
No cálculo dos votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse método é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Datafolha São Paulo: Pesquisa estimulada
Considerando os votos totais da pesquisa estimulada – na qual os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado — , que incluem votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Haddad tem 35% (tinha 34% na pesquisa anterior), Tarcísio passou de 23% para 26% e Rodrigo, de 19% para 18%.
A pesquisa espontânea indica que 39% dos eleitores não escolheram um candidato, mas esse número vem caindo a cada rodada do levantamento (em junho, eram 72%). Haddad marca 21%, Tarcísio tem 16% e Rodrigo, 9%.
O Datafolha perguntou aos eleitores sobre a convicção de seu voto —69% estão decididos e 30% admitem que ainda podem mudar. O candidato que tem eleitores mais convictos é Tarcísio (76% decididos e 24% que podem mudar).
Entre quem escolhe Haddad há 72% de convictos e 28% de voláteis. Para Rodrigo, os índices são de 67% e 32%.
Rodrigo lidera como segunda opção de voto, com 19%. Tarcísio marca 16%, e Haddad, 14%.
A segunda opção de voto para eleitores de Haddad é Rodrigo para 26% e Tarcísio para 19%. Se não forem votar em Tarcísio, seus eleitores se dividem entre Haddad (25%) e Rodrigo (27%). Já os que declaram voto em Rodrigo poderiam migrar para Haddad (26%) e Tarcísio (30%).
Datafolha São Paulo: Cenários de 2º turno
A pesquisa traz duas simulações de segundo turno. Entre Haddad e Rodrigo, a diferença é apertada: 45% a 40% (era 46% a 41%).
Já entre Haddad e Tarcísio, há uma distância maior: 48% a 40% (8 pontos), mas que vem diminuindo —era 49% a 38% antes, uma diferença de 11 pontos.
Se Rodrigo não for para o segundo turno, o percentual de eleitores tucanos que escolhem Tarcísio é 47% ante 36% de Haddad.
Caso Tarcísio não chegue à segunda etapa, seus eleitores preferem Rodrigo (62%) a Haddad (14%).
Foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 85 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-07547/2022.
Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?
Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.
No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório (leia a resolução clicando aqui)o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.
Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:
Para identificar os atributos que mais merecem atenção nas pesquisas eleitorais, a reportagem do Yahoo! Notícias conversou com alguns especialistas no assunto e separou uma lista com os pontos mais importantes, confira aqui.
Qual a data das Eleições 2022?
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.
Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022
Deputado federal (quatro dígitos)
Deputado estadual (cinco dígitos)
Senador (três dígitos)
Governador (dois dígitos)
Presidente da República (dois dígitos)
Em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem, nesta quinta-feira (21), após ele confessar que matou…
A Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram na próxima segunda-feira (25, a…
O prefeito eleito Irineu Norival Maretto (PSD) anunciou em suas redes sociais alguns dos novos…
Novembro um mês marcado por uma expectativa importante para quem trabalha com carteira assinada: é…
Um caminhoneiro de 23 anos morreu carbonizado após bater em outro caminhão, na madrugada desta…