Categories: PolíciaRegião

‘Peço perdão’, diz comerciante que matou empresária e mais dois por vingança em São Carlos

Raimundo Nonato Martins, que confessou ter assassinado a empresária Zelma de Oliveira, o ex-marido dela João Batista de Oliveira e o motorista Reginaldo Lima, em São Carlos (SP), pediu perdão pelos crimes no Tribunal do Júri, nesta quinta-feira (30).

“Peço perdão! Quem passa por isso sabe o que eu estou dizendo, não é fácil passar por esse momento assim, que é tipo até uma depressão que a gente tem”, declarou.

No depoimento, que durou mais de uma hora, Martins alegou que a falência do restaurante que tinha há 20 anos fez com que ele perdesse um pouco o controle da vida e passasse a culpar as pessoas das coisas ruins que estavam acontecendo com ele.

“No período dessa semana [do crime] eu comecei tanto me culpar quanto a culpar as pessoas, a Zelma e o João”, disse aos jurados.

O restaurante de Martins fechou em 2019 e, por atrasar aluguéis, ficou com uma dívida com Zelma, que foi paga. A acusação disse que a empresária não chegou a entrar na Justiça cobrar, mas acionou um advogado para fazê-la extrajudicialmente. Em depoimento à polícia, ele alegou que matou por vingança dessa cobrança.

O acusado também declarou não ter nada contra o motorista da empresária, Reginaldo Lima, mas que acabou o acertando quando ele tentou desarmá-lo. “Acabei assustando e atirando”.

Martins confessou aos jurados que após cometer o crime, o plano era se matar. Porém, ele recebeu diversas ligações da esposa e resolveu voltar pra casa, quando assumiu o crime para a mulher e os filhos, que o incentivaram a se entregar.

A arma utilizada no crime era registrada e Martins possuía posse e porte, por ter o título de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC).

O crime
Polícia investiga triplo assassinato no centro de São Carlos — Foto: São Carlos no Toque/Divulgação
Polícia investiga triplo assassinato no centro de São Carlos — Foto: São Carlos no Toque/Divulgação

A empresária Zelma Maria de Oliveira, de 73 anos, o ex-marido dela, João Batista de Oliveira, de 77 anos, e o motorista da família, Reginaldo Lima, de 44 anos, foram encontrados mortos com tiro na cabeça, em duas residências do Centro da cidade, na noite do dia 28 de agosto.

Zelma e João Batista foram casados por 15 anos e, na época do crime, estavam separados há 15 dias. “No primeiro momento levantou-se a hipótese de crime passional, no entanto, não havia como ser um homicídio seguido de suicídio uma vez que o ferimento na cabeça do senhor João foi atrás da orelha e também porque a arma não foi localizada”, afirmou o titular da DIG e responsável pelas investigações, João Fernando Baptista .

Segundo informações da polícia, o filho de João Batista tentou falar, sem sucesso, várias vezes com o pai por telefone. Ele também passou em frente à casa da madrasta e viu que a residência estava aberta. Horas depois, ao passar novamente pelo local, e viu que a casa permanecia aberta e chamou a Polícia Militar.

Quando os policiais verificaram o imóvel, encontraram os corpos de Zelma e de Lima na cozinha. Não havia sinal de luta ou arrombamento no local.

A polícia apurou que o crime ocorreu após Zelma e o motorista voltarem de Cachoeira de Emas, em Pirassununga (SP), onde teriam almoçado. Eles retornaram à residência por volta das 14h30.

Os policiais se deslocaram até a casa do ex-marido da empresária e quando chegaram ao local encontraram o corpo de Oliveira sentado. Assim como na casa da ex-esposa, não havia sinais de arrombamento e nada foi levado. Nenhuma arma ou munição foi encontrada no imóvel.

adminn

Recent Posts

GCM de Araras firma convênio que garante botão de pânico gratuito a comerciantes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…

9 horas ago

Araras já tem mais de 2 mil casos de dengue em 2025

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…

9 horas ago

União São João está no grupo 2 da Copa Paulista; competição começa no dia 15 de junho

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…

9 horas ago

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 25 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…

13 horas ago

Exportações brasileiras de ovos quase dobram no 1º trimestre de 2025, impulsionadas por demanda dos EUA

As exportações brasileiras de ovos, tanto in natura quanto processados, registraram um crescimento expressivo no…

13 horas ago

Greve dos médicos peritos do INSS chega ao fim e atendimentos são retomados

Após acordo firmado com o Ministério da Previdência Social, os médicos peritos federais do INSS…

13 horas ago