Categories: Notícias

O que se sabe sobre o assassinato de petista morto por apoiador de Bolsonaro

O guarda municipal Marcelo Arruda foi morto com dois tiros de arma de fogo, neste sábado (9), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O homem celebrava seu aniversário de 50 anos, cuja temática era o PT, quando o agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho invadiu a festa e abriu fogo. Guaranho foi baleado e encaminhado para o hospital.

A Polícia Civil investiga se o crime foi motivado por discordância política. A festa de Arruda tinha como temática o PT (Partido dos Trabalhadores) e o salão de festas da ARESF (Associação Recreativa Esportiva Segurança Física de Itaipu) estava enfeitado com balões vermelhos e imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O autor do crime gritou palavras de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja o que se sabe sobre o caso até o momento:

De acordo com pessoas que estavam na festa, Guaranho passou pelo evento pela primeira vez ao redor das 23h, de carro junto de uma mulher e um bebê. Sem descer do veículo, ele sacou a arma e ameaçou os presentes, enquanto gritava palavras de apoio a Bolsonaro. A mulher pedia para ele parar e ir embora. Conforme revelaram imagens de uma câmera de segurança, começou uma discussão entre o agente penitenciário e o aniversariante, antes de ir embora. Ele chegou a prometer que voltaria e “mataria todos vocês, seus desgraçados”.

Nesse momento, segundo testemunhas, Arruda buscou a própria arma. “O Marcelo falou assim: ‘se esse maluco volta, eu vou pegar minha arma'”, disse uma pessoa que estava presente. Guaranho retornou sozinho à festa aproximadamente 15 minutos depois e, ainda dentro do carro, abriu fogo contra os presentes. A esposa de Arruda, que é policial civil, se identificou mostrando o distintivo. O aniversariante sacou a arma para que o invasor se retirasse. De acordo com o BO, Jorge ignorou os avisos e ainda abriu fogo, disparando vários tiros. Ao menos dois acertaram Arruda, que ainda conseguiu revidar e atirar três vezes contra o bolsonarista.

Estado de saúde

O aniversariante morreu no local. Já Guaranho recebeu atendimento médico e foi levado ao hospital em estado grave. A Secretaria de Segurança Pública do Paraná chegou a dizer que ele havia morrido, mas voltou atrás.

Qual a motivação para o ataque?

Segundo Marcos Antonio Jahnke, secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, em entrevista à RPC, a Polícia Civil ainda investiga os motivos por trás do crime, mas adiantou que a investigação trabalha com a hipótese de intolerância política. De acordo com o boletim de ocorrência, registrado na 6.ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, Guaranho gritou ao chegar ao local: “Aqui é Bolsonaro!”.

Quem é Jorge Guaranho?

O agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho se descreve em sua conta do Twitter como “policial penal federal, conservador e cristão”. Em suas postagens, ele deixa claro seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro e aliados. Em uma publicação, ele compartilhou uma foto ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, e o agradece pelo “apoio”. A polícia informou que Guaranho é diretor da associação onde ocorreu o crime. A associação disse que ele era secretário do corpo diretor.

Repercussão

Diversos políticos e autoridades comentaram o caso. A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, lamentou a morte de Arruda. “Uma tragédia fruto da intolerância dessa turma”, disse a petista no Twitter. O presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou, na noite deste domingo, a respeito do guarda municipal Marcelo Arruda, militante petista morto a tiros ao comemorar seu aniversário com uma festa de aniversário com o tema do PT, em Foz do Iguaçu. No Twitter, Bolsonaro pediu para que, “independente das apurações”, os seus eleitores que apoiarem “quem pratica violência contra opositores mude de lado e apoie a esquerda”.

 

adminn

Recent Posts

Carlo Acutis, ‘padroeiro da internet’ que tem milagre reconhecido no Brasil, será canonizado em 2025

O italiano Carlo Acutis, que é popularmente conhecido como "padroeiro da internet", será canonizado durante…

9 horas ago

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto, Heleno e outras 34 pessoas por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa

A Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas por suspeita de…

9 horas ago

Corpo de padre Jocelir Vizioli é velado nesta quinta no santuário que ele construiu em Rio Claro

O Padre Jocelir Leo Vizioli, morreu na manhã desta quarta-feira (20) em um hospital de Rio…

12 horas ago

Saema alerta sobre os perigos do descarte irregular de lixo na rede de esgoto em Araras

O Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) reforça à população a…

13 horas ago

Quatro pessoas faleceram em Araras nesta quinta-feira (21)

Heitor Araujo Santos: 1 ano, solteiro. Morava no bairro Parque Tiradentes. Falecimento: 21/11/2024 - Sepultamento:…

13 horas ago

Mulheres são presas pela GCM após furtarem loja no Centro de Araras

Duas mulheres foram presas em flagrante pela Guarda Civil Municipal, após furtarem uma loja de…

15 horas ago