O validador é a parte central do sistema de bilhetagem eletrônica. Usualmente instalado próximo à catraca dos ônibus, o validador tem como função principal realizar a leitura e gravação dos dados dos cartões de todos os usuários.
Ele verifica as regras de uso dos cartões, como por exemplo, o saldo, o tipo de cartão, ou os benefícios associados. Após a leitura, o validador debita o valor da tarifa, grava o novo valor do saldo no cartão e libera o acesso pela catraca ou bloqueio, isso acontece em milésimos de segundos.
Segundo o presidente Executivo do TCA, Rafael Zaniboni, os equipamentos possuem funções de forma integrada em um único módulo gestor: bilhetagem eletrônica, biometria facial e GPS, facilitando a realização de manutenções e acompanhamento do fluxo de passageiros nos veículos visando melhorar a integração dos usuários.
“Por se tratar de um equipamento especifico e instalado somente por profissionais habilitados os validadores serão implantados de forma gradual e logo todos os veículos contarão com o instrumento em pleno funcionamento”, explicou Zaniboni.
Para a autarquia, as medidas de priorização do transporte coletivo são um sinal de civilidade e progresso e contribuem para a regularidade do transporte público com viagens mais rápidas e seguras que acabam por estimular a preferência da população em relação ao automóvel, ajudando a reduzir congestionamentos, economizando combustíveis e contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem, nesta quinta-feira (21), após ele confessar que matou…
A Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram na próxima segunda-feira (25, a…
O prefeito eleito Irineu Norival Maretto (PSD) anunciou em suas redes sociais alguns dos novos…
Novembro um mês marcado por uma expectativa importante para quem trabalha com carteira assinada: é…
Um caminhoneiro de 23 anos morreu carbonizado após bater em outro caminhão, na madrugada desta…