O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou um protocolo de testes para avaliar a viabilidade técnica de aumentar a mistura de etanol anidro na gasolina para 30% (E30). Atualmente, o percentual é de 27%.
Os testes serão conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) entre janeiro e fevereiro de 2025, com o relatório final previsto para o fim de fevereiro. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizará testes de estabilidade do E30.
O protocolo de testes foi desenvolvido em conjunto com entidades do setor automotivo e de biocombustíveis, incluindo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). A avaliação incluirá ensaios de pista, testes de partida a frio, medições de emissões e análises complementares via sistema OBD (On-Board Diagnostics).
O aumento da mistura para 30% visa ampliar benefícios ambientais e econômicos, como a redução de emissões de gases de efeito estufa e a diminuição da dependência de importações de gasolina. A decisão final sobre a alteração do percentual caberá ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), após a comprovação da viabilidade técnica.
Fonte: Gov.br
O domingo de Páscoa é, para os cristãos, a celebração mais importante do calendário litúrgico:…
Uma mulher foi morta a tiros no início da madrugada deste sábado (19) na zona…
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (17) R$ 50 milhões, prêmio acumulado na última terça-feira (15),…
Um caso de ameaça mobilizou a Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (18), em Leme…
MARIA RAFAEL CORREA, 87 anos, viúva, moradora do bairro Parque Industrial. Falecimento em 18/04/2025. Sepultamento…
Após a morte de um motociclista de 37 anos que colidiu com a traseira de…