Categories: PolíticaRegião

MP pede inconstitucionalidade de 511 cargos comissionados e de confiança na Prefeitura de Limeira

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) ajuizou uma ação na Justiça pedindo a inconstitucionalidade de 511 cargos comissionados e de confiança na Prefeitura de Limeira (SP). Entre as irregularidades citadas estão o preenchimento de cargos de caráter técnico, que deveriam ser ocupados por concursados, por pessoas nomeadas pela administração.

Na ação, o procurador-geral de Justiça, Mario Luiz Sarrubbo, lembra que desde 2019 já foram propostas duas ações diretas de inconstitucionalidade em relação à criação de cargos de comissão e funções de confiança na prefeitura. Na mais recente, de 2021, foram declarados inconstitucionais 249 postos com funções de confiança. Em maio de 2021, foi promulgada uma lei complementar que reestruturou o quadro de pessoal da prefeitura, o que levou à extinção do processo.

“Todavia, conforme exposto abaixo, a nova legislação manteve os mesmos vícios de inconstitucionalidade antes apresentados, além de criar outros inúmeros postos em comissão e de confiança em desacordo com os parâmetros constitucionais”, aponta o procurador na nova ação, que foi distribuído no último dia 16. Na última terça-feira (24), foram solicitadas informações à prefeitura e Câmara da cidade.

Confira onde estão distribuídos os cargos questionados pelo MP:

Gabinete do Prefeito;
Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos;
Secretaria Municipal de Administração;
Secretaria Municipal de Gestão Estratégica;
Secretaria Municipal de Fazenda;
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura;
Secretaria Municipal de Habitação;
Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil;
Secretaria Municipal de Urbanismo;
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos;
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana;
Secretaria Municipal de Saúde;
Secretaria Municipal de Educação;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação;
Secretaria Municipal de Cultura;
Secretaria Municipal de Comunicação Social;
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
A primeira irregularidade apontada na ação é por omissão parcial, pela manutenção de um “percentual ínfimo” de 5% de reserva de cargos em comissão para servidores de carreira. “O percentual estabelecido na lei ora contestada não se concilia com os arts. 111 e 115, V, da Constituição Paulista, devendo ser declarada a omissão parcial da inconstitucionalidade”, justifica o procurador.

Também é apontado que há cargos comissionados e funções de confiança com atribuições técnicas e profissionais. Segundo a Constituição, podem ser cargos em comissão ou de confiança os que têm tarefas de assessoria, chefia ou direção.

“Suas funções consistem em atividades técnicas, burocráticas, operacionais e profissionais ou são assaz genéricas. Por isso, o ingresso em tais cargos deve ocorrer mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos e o provimento em cargos públicos efetivos”, explica Sarubbo, em relação às vagas comissionadas nessas condições. O procurador ainda abre um tópico específico para falar da inconstitucionalidade das funções de confiança de controlador interno e de chefe do serviço de controle interno.

“Não há qualquer dúvida de que as atribuições exercidas pelos servidores designados para o Controle Interno são técnicas. Para cumprir essa missão institucional, deve o Município instituir posto de provimento efetivo, à vista do caráter profissional da função”.

O que dizem a prefeitura e a Câmara
Em nota, a Secretaria de Assuntos Jurídicos de Limeira informou que ainda não recebeu a citação do processo. “O Executivo aguarda a notificação e, com a ciência dos termos, será possível o pronunciamento”, acrescentou.

Já a Câmara, cujo presidente figura como réu na ação, uma vez que o projeto foi aprovado pelo Legislativo, informou que vai se manifestar na ação dentro do prazo legal, “devendo fazê-lo de modo a demonstrar a completa lisura do processo legislativo que culminou com a aprovação da lei que criou os cargos comissionados”. “A aprovação dessa lei se deu sob o entendimento de sua plena legalidade e constitucionalidade”, acrescentou.

Imbróglio judicial desde 2008
Em 2020, o governo limeirense informou ao g1 que o tema é discutido desde 2008, quando o MP-SP instaurou inquérito civil para apurar a constitucionalidade de cargos em comissão e administração da época.

Cronologia do caso, segundo a prefeitura:

2008 – Ministério Público instaura inquérito civil para apurar cargos em comissão e administração da época assina Termo de Ajustamento de Conduta (TAC);
2012 – Então prefeito Orlando José Zovico cumpre acordo feito com o MP e publica decreto em que são extintos diversos cargos;
2014 – Aprovada a Lei Complementar 686/2014, que tratou da estrutura administrativa da Prefeitura de Limeira e criou cargos em comissão e as funções gratificadas;
2015 – Aprovada a Lei Complementar 741/2015, que alterou a anterior;
2017 – Ministério Público ingressa com ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei Complementar 741/2015;
2018 – Tribunal de Justiça julga procedente ação;
2018 – Aprovada Lei Complementar 820/2018, após reforma administrativa feita pela atual administração, diante de julgamento do TJ sobre a lei anterior;
2019 – PDT ingressa com ação contra a Lei Complementar 820/2018;
2020 – Tribunal de Justiça acolhe ação.

adminn

Recent Posts

GCM de Araras firma convênio que garante botão de pânico gratuito a comerciantes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…

8 horas ago

Araras já tem mais de 2 mil casos de dengue em 2025

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…

9 horas ago

União São João está no grupo 2 da Copa Paulista; competição começa no dia 15 de junho

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…

9 horas ago

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 25 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…

13 horas ago

Exportações brasileiras de ovos quase dobram no 1º trimestre de 2025, impulsionadas por demanda dos EUA

As exportações brasileiras de ovos, tanto in natura quanto processados, registraram um crescimento expressivo no…

13 horas ago

Greve dos médicos peritos do INSS chega ao fim e atendimentos são retomados

Após acordo firmado com o Ministério da Previdência Social, os médicos peritos federais do INSS…

13 horas ago