Categories: Brasil

Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades em São Paulo

Motoristas e cobradores de ônibus voltaram a paralisar as atividades nesta quarta-feira (29). A greve começou na madrugada e deve durar 24 horas. A categoria já havia parado há duas semanas. A decisão unânime foi tomada em assembleia na sede do Sindmotoristas, na Liberdade, na região central.

Apesar de sindicato patronal ter garantido reajuste salarial de 12,47%, trabalhadores afirmam que outras reivindicações, como hora de almoço remunerada, PLR e plano de carreiras, não foram atendidas. A Justiça exigiu a manutenção de 80% da frota em horário de pico e 60% nos demais períodos. Uma nova reunião deve ocorrer às 15h desta quarta.

A paralisação afetou os passageiros que, mesmo sabendo da greve, tinham esperança de conseguir se locomover para chegar ao trabalho. “A gente é brasileiro e a gente tenta”, disse Claudilene, no Terminal Barra Funda.

Outros usuários encararam estações de Metrô lotadas, tentavam conseguir uma carona ou dividir um carro por aplicativo para reduzir o custo, que ficou acima da média para o horário. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), classificou a greve como irresponsável e afirmou que o sindicato não cumpriu com a determinação judicial. “É uma irresponsabilidade muito grande do sindicato, demonstra o descumprimento da determinação judicial, que foi muito clara, era obrigado a manter 80% da frota no horário de pico e 60% nos demais horários não-de-pico, e não cumpriram.”

Linhas afetadas
Segundo a SPTrans, a paralisação afeta 675 linhas diurnas e 6.008 ônibus, que transportariam 1,5 milhão de passageiros no pico da manhã. Por conta da greve, a prefeitura suspendeu o rodízio e liberou a circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus. Durante a madrugada, 88 linhas do Noturno, de 150, não operaram.

A partir das 4h, a operação em todas as garagens dos grupos estrutural e de articulação regional foi interrompida, exceto na Express, na Zona Leste. O Grupo Local de Distribuição não foi afetado. As vans do serviço Atende+, que transportam pessoas com deficiência de alto grau de severidade, estão operando normalmente. A Secretaria de Transportes Metropolitanos antecipou a oferta de trens em circulação e ampliar o horário de pico. Metrô, CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade estão com trens reservas em condições operacionais em todas as linhas para o atendimento à demanda. Já a EMTU informou que poderá prestar apoio à SPtrans pelo sistema Paese caso seja solicitado.

Relação de empresas com a operação paralisada em suas garagens:
Santa Brígida (Zona Norte);
Gato Preto (Zona Norte);
Sambaíba (Zona Norte);
Viação Metrópole (Zona Leste);
Ambiental (Zona Leste);
Via Sudeste (Zona Sudeste);
Campo Belo (Zona Sul);
Viação Grajaú (Zona Sul);
Gatusa (Zona Sul);
KBPX (Zona Sul);
MobiBrasil (Zona Sul);
Viação Metrópole (Zona Sul);
Transppass (Zona Oeste);
Gato Preto (Zona Oeste)
Relação das empresas operando normalmente:
Norte Buss (Zona Norte)
Spencer (Zona Norte)
Express (Zona Leste);
Transunião (Zona Leste)
UPBUS (Zona Leste)
Pêssego (Zona Leste)
Allibus (Zona Leste)
Transunião (Zona Sudeste)
MoveBuss (Zona Leste)
A2 Transportes (Zona Sul)
Transwolff (Zona Sul)
Transcap (Zona Oeste)
Alfa Rodobus (Zona Oeste)

Greve do dia 14
No último dia 14, motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo entraram em greve e todos os ônibus do chamado sistema estrutural pararam. A paralisação afetou 713 linhas e 6,5 mil ônibus, que transportariam 1,5 milhão de passageiros no pico da manhã. De acordo com a SPTrans, os ônibus do sistema local circularam. Apesar de o sindicato patronal ter garantido o reajuste salarial de 12,47% após a última paralisação, os trabalhadores argumentam que outras reivindicações da categoria, como hora de almoço remunerada, PLR e plano de carreiras, não foram atendidas. “Já se passaram dois meses das nossas negociações, e os patrões mostraram-se intransigentes, pedindo prazos, paciência e protelando decisões. A categoria está estafada dessa enrolação”, afirmou o presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso). Segundo a SPTrans, a decisão judicial da greve anterior segue em vigor. Assim, deve haver um mínimo de 80% da frota circulando no horário de pico e pelo menos 60% no restante do dia. Em caso de descumprimento, está prevista a cobrança de multa de R$ 50 mil. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) “lamentou mais essa paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus, com terríveis consequências para a mobilidade da população”.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, também lamentou a decretação de greve antes mesmo do julgamento do mérito pelo Tribunal Regional do Trabalho. “A gestora irá monitorar a frota desde o primeiro minuto da madrugada para informar os passageiros de São Paulo por seus canais oficiais sobre a situação de momento. A SPTrans continua acompanhando a negociação entre empresários e trabalhadores e espera uma breve resolução entre as partes, para que a população de São Paulo não seja penalizada”, diz a nota. Em petição, a SPTrans pediu à Justiça do Trabalho a declaração da abusividade da greve, a imposição de multa de forma imediata. Segundo o prefeito, essa segunda greve é “irresponsável”. O julgamento do dissídio coletivo da categoria está previsto para ocorrer nesta quarta às 15h.

adminn

Recent Posts

Auxiliar de almoxarifado, jardineiro e operador de empilhadeira estão entre as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araras nesta segunda-feira (18)

Auxiliar de almoxarifado: noções de informática (excel, word), conhecimento básico em ferramentas de medidas, ensino…

14 minutos ago

Quatro pessoas faleceram em Araras nesta segunda-feira (18)

Lourdes Grazziane Andreghette: 88 anos, viúva. Morava no bairro Jardim Cândida. Falecimento: 18/11/2024 - Sepultamento:…

19 minutos ago

Imóvel de homem-bomba de Brasília é atingido por incêndio em SC

Um imóvel que pertence a Francisco Wanderley Luiz, conhecido como “Tiu França”, pegou fogo, na…

21 horas ago

Após quase um ano de grave acidente, Luisa Baptista aparece correndo em prova de Triathlon

Após quase um ano do grave acidente, Luisa Baptista apareceu em um vídeo esta semana…

2 dias ago

Mega-Sena sorteia R$ 8,5 milhões neste sábado (16)

A Mega-Sena sorteia neste sábado (16) 8,5 milhões, prêmio acumulado na última quarta-feira (13), após…

2 dias ago

Incêndio em unidade neonatal mata 10 recém-nascidos na Índia

Pelo menos 10 recém-nascidos morreram de queimaduras e sufocamento após um incêndio em uma unidade…

2 dias ago