O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (21) pela condenação de Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão. Débora, cabeleireira de 39 anos, foi acusada de vandalizar a estátua “A Justiça”, localizada em frente ao STF, durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, escrevendo a frase “Perdeu, mané” com batom vermelho.
O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma do STF e está previsto para encerrar em 28 de março. Além de Moraes, participam os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Até o momento, os demais ministros ainda não registraram seus votos.
A frase “Perdeu, mané” tornou-se notória após ser proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso em resposta a manifestantes em Nova York, em novembro de 2022, que contestavam o resultado das eleições presidenciais daquele ano.
Débora Rodrigues dos Santos está presa preventivamente desde março de 2023 e, em sua defesa, afirmou não ter compreendido a importância da escultura criada por Alfredo Ceschiatti, pedindo desculpas pela ignorância. Ela também declarou que, atualmente, entende o significado simbólico e histórico do monumento para o país e para a Justiça.
A decisão final sobre a condenação de Débora depende dos votos dos demais ministros da Primeira Turma do STF, que têm até o dia 28 de março para se manifestarem no plenário virtual.
Apesar de proibidos no Brasil desde 2009, os cigarros eletrônicos — conhecidos como vapes —…
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social revela que Araras tem atualmente 128…
Um estudo do Banco Mundial divulgado em dezembro de 2023 acendeu um alerta sobre o…
A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania reconheceu, nesta quinta-feira…
A Secretaria Municipal da Saúde de Araras realiza, nesta quinta-feira (22), mais uma etapa do…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória (MP) que promove mudanças…