O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (21) pela condenação de Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão. Débora, cabeleireira de 39 anos, foi acusada de vandalizar a estátua “A Justiça”, localizada em frente ao STF, durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, escrevendo a frase “Perdeu, mané” com batom vermelho.
O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma do STF e está previsto para encerrar em 28 de março. Além de Moraes, participam os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Até o momento, os demais ministros ainda não registraram seus votos.
A frase “Perdeu, mané” tornou-se notória após ser proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso em resposta a manifestantes em Nova York, em novembro de 2022, que contestavam o resultado das eleições presidenciais daquele ano.
Débora Rodrigues dos Santos está presa preventivamente desde março de 2023 e, em sua defesa, afirmou não ter compreendido a importância da escultura criada por Alfredo Ceschiatti, pedindo desculpas pela ignorância. Ela também declarou que, atualmente, entende o significado simbólico e histórico do monumento para o país e para a Justiça.
A decisão final sobre a condenação de Débora depende dos votos dos demais ministros da Primeira Turma do STF, que têm até o dia 28 de março para se manifestarem no plenário virtual.
A dor de dente é um desconforto que afeta muitas pessoas. Veja a entrevista com…
A Arteris Intervias realiza, a partir desta sexta-feira (04), obras de manutenção na parte superior…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta terça-feira (1º) sobre uma…
A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) já começou em Araras nesta quinta-feira, 3…
Um homem foi preso pela Polícia Militar após furtar cabos elétricos de uma empresa de…
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (03) R$ 51 milhões, prêmio acumulado na última terça-feira (01),…