Categories: DestaquePolítica

Moraes rejeita pedido de prisão de Bolsonaro por ato em defesa de anistia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), feito pela vereadora Liana Cristina (PT), de Recife. O pedido foi baseado na participação de Bolsonaro na convocação de um ato em março, no Rio de Janeiro, onde defendeu a anistia a investigados e condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Segundo Moraes, a solicitação não apresentou fundamentos jurídicos válidos para justificar a prisão. A decisão segue o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que também se manifestou contra a detenção do ex-presidente e pediu o arquivamento da notícia-crime.

A PGR, por meio do procurador-geral Paulo Gonet, argumentou que a vereadora não possui legitimidade para requerer medidas cautelares como a prisão preventiva no STF. Além disso, ressaltou que o pedido não trouxe provas mínimas de que Bolsonaro teria cometido algum crime, nem elementos suficientes que justificassem sequer a abertura de uma investigação formal.

O caso acontece em meio a um cenário jurídico cada vez mais apertado para pessoas ligadas ao ex-presidente. No mesmo dia da decisão, Moraes determinou a prisão de Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio — primo dos filhos de Bolsonaro — por ter descumprido medidas cautelares e deixado o país rumo à Argentina. Léo Índio é réu por envolvimento nos ataques de 8 de janeiro.

Em outro processo, o STF também rejeitou um pedido da defesa de Bolsonaro que queria um prazo estendido de 83 dias para responder à denúncia que o acusa de liderar uma organização criminosa com objetivo golpista. Moraes manteve o prazo legal de 15 dias para a manifestação.

As decisões desta semana evidenciam o cerco judicial crescente sobre Bolsonaro e seu entorno, em meio às investigações sobre os atos antidemocráticos e uma suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Fonte: CNN Brasil

Cesar

Recent Posts

Motociclista colide violentamente contra carro em Araras; médico Dr. Agnaldo Piscopo passava pelo local e prestou os primeiros socorros

Um motociclista ficou gravemente ferido após colidir violentamente contra um veículo na manhã desta sexta-feira…

20 minutos ago

Pai esfaqueia o próprio filho após briga em Leme

Um homem foi esfaqueado pelo próprio pai na cidade em Leme (SP), após uma briga…

1 hora ago

A moda do bebê reborn: entre o hobby e o alerta para a saúde mental

Bonecas hiper-realistas, com aparência idêntica à de recém-nascidos, que têm nome, certidão de nascimento, enxoval…

17 horas ago

Familiares de Mano Menezes morrem em acidente no RS

Na tarde de sexta-feira (16), um grave acidente na BR-293, em Santana do Livramento (RS),…

20 horas ago

Homem morre após confronto com a PM e mulher é encontrada morta em área de mata

Um homem morreu durante uma intervenção policial na madrugada deste sábado (18) em Limeira (SP),…

20 horas ago

Mega-Sena acumula de novo e prêmio sobe para R$ 100 milhões

O sorteio do concurso 2.864 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (17), em…

20 horas ago