(FILES) In this file photo taken on May 19, 2022, Brazil's President Jair Bolsonaro (L) greets Judge Alexandre de Moraes during an inauguration ceremony of new judges of the Superior Labor Court in Brasilia. - Alexandre de Moraes will assume the presidency of the Superior Electoral Court (TSE) on Tuesday August 16, 2022, a key institution ahead of the October 2 elections, which results Bolsonaro, who is second in the polls, assures that may be fraudulent. (Photo by Sergio Lima / AFP)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para a devolução de seu passaporte, impedindo-o de viajar aos Estados Unidos para participar da posse de Donald Trump, marcada para 20 de janeiro de 2025.
Bolsonaro teve seu passaporte apreendido em fevereiro de 2024, no contexto de investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após sua derrota nas eleições de 2022. Desde então, ele está proibido de deixar o país. Esta é a quarta vez que o STF nega a restituição do documento.
A defesa de Bolsonaro argumentou que sua presença na cerimônia de posse de Trump seria de “notória magnitude política e simbólica” e contribuiria para o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. No entanto, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se contra a devolução do passaporte, afirmando que a viagem pretendida atende a um interesse privado e não se mostra imprescindível.
Na decisão, Moraes destacou que não houve alteração nos fatos que justificasse a revogação da medida cautelar e mencionou indícios de que Bolsonaro poderia tentar fugir do país para evitar a aplicação da lei penal. Além disso, o ministro citou declarações do ex-presidente e de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, que sugerem a possibilidade de evasão do território nacional.
Com a decisão, Bolsonaro permanece impedido de comparecer à posse de Trump nos Estados Unidos.
Fonte: G1
Após a morte de um motociclista de 37 anos que colidiu com a traseira de…
Os mais de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional…
A Prefeitura de Araras interditou temporariamente o deque de madeira do lago de carpas, localizado…
Um casal foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (17) pela Guarda Civil Municipal…
Mais do que uma escolha alimentar, o consumo de peixe na Sexta-feira Santa carrega um…
Assim como nos humanos, a doença renal crônica em animais de estimação pode ser grave…