Categories: Saúde

Ministério da Saúde inclui vacina contra Covid-19 para gestantes e idosos no Calendário Nacional

O Ministério da Saúde divulgou, esta semana, em seu portal, informe técnico que atualiza a estratégia de vacinação contra a covid-19. As principais novidades são: a inclusão da vacina contra covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação para gestantes e idosos (60 anos ou mais); o início da oferta da vacina da Zalika Farmacêutica no Programa Nacional de Imunizações (PNI); e o esquema vacinal para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade com três doses da vacina da Pfizer. As novas orientações foram enviadas para as secretarias de saúde de todos os estados.

As gestantes devem ser imunizadas com uma dose a cada gestação. Já os idosos receberão uma dose a cada seis meses.

A vacinação dos demais grupos especiais a partir de 5 anos de idade será realizada periodicamente em qualquer sala de vacina, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

A vacina da Zalika Farmacêutica, que começou a ser distribuída no Brasil pela primeira vez agora em dezembro, demonstrou segurança e alta eficácia contra casos sintomáticos de covid-19 em adultos em estudos de fase 3, além de ser um imunizante com vantagens logísticas como o alto prazo de validade e a facilidade para o transporte e armazenamento, já que pode ser conservada em temperatura entre 2°C e 8°C. Ele será utilizado no Brasil para indivíduos com 12 anos ou mais, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para as crianças com menos de 12 anos, será distribuída a vacina de RNA mensageiro da Pfizer. As crianças que iniciarem o esquema com essa vacina deverão receber três doses do imunizante, com intervalos de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose; e de oito semanas entre a segunda e terceira dose. Já as crianças que iniciaram o esquema com a vacina da Moderna devem concluir o esquema de duas doses com esse mesmo imunizante, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.

Proteção em dia 

Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti, essa atualização da estratégia reflete o compromisso do Ministério da Saúde com a proteção da população. “A doença continua causando a perda de vidas na população brasileira, além de consequências graves como a síndrome inflamatória multissistêmica e as condições pós-covid. Por isso, é fundamental que a população elegível mantenha a vacinação em dia”, finaliza o diretor.

Fonte: Ministério da Saúde

Cesar

Recent Posts

Confira simpatias fáceis para a última sexta-feira 13 do ano

O ano de 2024 ainda guarda uma surpresa para quem procura atrair boas vibrações. Antes…

4 horas ago

Um falecimento foi registrado em Araras nesta quinta-feira (12)

Nair Therez Klein de Goes: 92 anos, viúva. Morava no bairro Jardim Monte Verde. Flecimento:…

4 horas ago

Mega-Sena sorteia R$ 7 milhões nesta quinta-feira (12)

A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (12), às 20h, R$ 7 milhões, prêmio acumulado da última…

9 horas ago

Mulher percebe que caiu em golpe, age rápido e evita prejuízo financeiro

Uma mulher conseguiu evitar um prejuízo financeiro ao perceber que tinha caído em um golpe…

9 horas ago

Lula passa por procedimento para evitar novo sangramento na cabeça e já está acordado, diz médico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou na manhã desta quinta-feira (12) por um procedimento médico…

9 horas ago

Motoboy morre após bater contra árvore em rotatória de Rio Claro

Um motoboy de 19 anos morreu após bater contra uma árvore no bairro do Estádio, em Rio Claro…

10 horas ago