Categories: Tempo

Mês de abril deve terminar com nova onda de calor no Brasil, segundo a Climatempo

O fim de abril deverá ser marcado por temperaturas elevadas na região centro-sul do Brasil com mais uma onda de calor, segundo previsão da Climatempo. Será a quarta desde o início de 2024. As temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média na região entre os dias 22 de abril e 2 de maio.

Uma área de alta pressão na média atmosfera deve ganhar força sobre as áreas do Mato Grosso do Sul e Paraná, com migração para regiões do Sudeste entre o fim de abril e começo de maio. Segundo a Climatempo, o sistema deve estacionar na região centro-sul, formando uma espécie de bloqueio atmosférico para a chegada de frentes frias no Centro-Oeste e Sudeste do país e mantendo o ar seco e quente.

Mesmo no outono, a expectativa é de temperaturas elevadas até o início de maio, situação que poderá se estender. Uma das características da onda de calor é a intensificação do ar de cima para baixo, inibindo a formação das nuvens de chuva e aumentando o calor.

A ausência de uma massa de ar frio forte o suficiente para gerar mudança nas condições do tempo deve manter o ar quente em grande parte do Brasil.

Este cenário deve acontecer na faixa central e oeste do estado de São Paulo, noroeste do Paraná, em todo o estado do Mato Grosso do Sul, no triângulo Mineiro e sul de Goiás. Nessas regiões os termômetros podem superar os 35ºC.

Além de dias quentes, as madrugadas tendem a ficar abafadas em Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de São Paulo, por conta do escoamento do ar quente na virada de abril a maio.

No leste de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal, as temperaturas devem ficar de 3ºC a 5ºC acima da média, mas, com temperaturas mínimas mais baixas devido ao ar seco.

A atenção vai para a amplitude térmica –distância entre a mínima e a máxima– que pode chegar a até 22°C de diferença. A Climatempo informa que os modelos meteorológicos indicam uma manutenção desse padrão até a primeira semana de maio.

Além da onda de calor, o centro-norte do Paraná, o estado de São Paulo –com exceção do litoral–, noroeste e triângulo Mineiro, sul de Goiás e centro-leste de Mato Grosso do Sul tem alertas para umidade relativa do ar abaixo dos 30%. A OMS estabelece como ideal a umidade entre 50% e 60%.

Como fica em Araras

Segundo a Climatempo, em Araras a previsão para os próximos 15 dias é que a temperatura permaneça entre 15º (mínima) e 32º (máxima), sem possibilidade de chuva.

Cuidados durante a onda de Calor

  • Hidratação
  • Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h
  • Aplicação de protetor solar regularmente
  • Usar roupas leves

Em casos de exaustão ou insolação, é necessário procurar atendimento médico.

 

Com informações do portal CNN Brasil

Cesar

Recent Posts

Auxiliar de pintura eletrostática, gerente de loja e supermercado, pedreiro / ajudante de pedreiro estão entre as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araras nesta sexta-feira (22)

Auxiliar de pintura eletrostática: experiência comprovada na carteira de trabalho Gerente de loja e supermercado:…

7 minutos ago

Carlo Acutis, ‘padroeiro da internet’ que tem milagre reconhecido no Brasil, será canonizado em 2025

O italiano Carlo Acutis, que é popularmente conhecido como "padroeiro da internet", será canonizado durante…

14 horas ago

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto, Heleno e outras 34 pessoas por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa

A Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas por suspeita de…

15 horas ago

Corpo de padre Jocelir Vizioli é velado nesta quinta no santuário que ele construiu em Rio Claro

O Padre Jocelir Leo Vizioli, morreu na manhã desta quarta-feira (20) em um hospital de Rio…

17 horas ago

Saema alerta sobre os perigos do descarte irregular de lixo na rede de esgoto em Araras

O Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) reforça à população a…

18 horas ago

Quatro pessoas faleceram em Araras nesta quinta-feira (21)

Heitor Araujo Santos: 1 ano, solteiro. Morava no bairro Parque Tiradentes. Falecimento: 21/11/2024 - Sepultamento:…

18 horas ago