Categories: Brasil

Maior navio de cruzeiros a navegar no Brasil aparece ‘girando’ no Porto de Santos

Um piloto profissional de drone fez um registro impressionante do MSC Grandiosa fazendo uma manobra no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. As imagens do maior cruzeiro a navegar por águas brasileiras viralizou e acumula mais de 394 mil visualizações nas redes sociais (veja acima).

Rômulo Roberto Venâncio, de 43 anos, trabalha com drones há três anos. Por volta das 17h47 do último sábado (25), ele avistou o navio no cais santista. O piloto estava ao lado do Terminal Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, há aproximadamente sete quilômetros de distância do navio.

O MSC Grandiosa é uma das novidades da temporada de cruzeiros 2023/2024 no Brasil, sendo o maior a navegar no Brasil. A embarcação, uma das mais novas e tecnológicas da operadora, tem capacidade para 6.334 mil hóspedes, 1.704 mil tripulantes e conta com 2.241 cabines.

O piloto de drone disse ter ficado surpreso em conseguir fazer o registro da manobra, como se a embarcação estivesse ‘girando’. No entanto, admitiu ter ficado mais impressionado depois, com a reação dos internautas sobre o navio, que mede 33,43 metros de comprimento e 43 metros de largura.

“O que demonstrou mais interesse e curiosidade do pessoal, além de ser um navio gigantesco, é que ele não utiliza rebocador. Ele tem os seus motores próprios que o ajudam a rodar no seu próprio eixo, sem máquinas auxiliares […]. [O Porto de Santos] parece ser muito distante, uma coisa que está tão próxima do munícipe e de quem reside na Baixada Santista, principalmente”, disse Rômulo.

O presidente da Praticagem de São Paulo, Fabio Mello Fontes, explicou que o prático acompanha e auxilia o comandante durante toda a manobra, que é combinada anteriormente entre eles.

Segundo o especialista, os navios de cruzeiros são leves e dotados de uma potência alta. No caso do MSC Grandiosa, Fabio disse que a parte de trás da embarcação tem dois motores azipod — um sistema de hélice que gira 360 graus.

Na hora do giro, as hélices são viradas em 90 graus para o lado que precisa empurrar a água. A frente do navio é jogada para um lado, enquanto a parte de trás vai para o outro. “Faz um binário que o navio gira muito rapidamente no seu próprio eixo”, explicou o presidente.

adminn

Recent Posts

Incêndio criminoso atinge residência em Leme; ex-namorado é suspeito

Na noite de segunda-feira (15), uma residência localizada na Rua Gandhi, no bairro Vila Zarif,…

3 horas ago

Auxiliar geral, motorista truck e técnico em segurança do trabalho estão entre as 128 vagas de emprego disponíveis no PAT de Araras nesta quarta-feira (16)

Confira as oportunidades: Auxiliar geral – Ensino médio completo, ser proativo, saber trabalhar em equipe,…

3 horas ago

GCM de Araras firma convênio que garante botão de pânico gratuito a comerciantes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…

21 horas ago

Araras já tem mais de 2 mil casos de dengue em 2025

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…

21 horas ago

União São João está no grupo 2 da Copa Paulista; competição começa no dia 15 de junho

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…

21 horas ago

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 25 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…

1 dia ago