A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.
Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28 de junho). A bandeira tarifária amarela não era acionada desde abril de 2022 e valerá aos consumidores de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), com custo adicional na conta de luz.
“A bandeira amarela foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (em cerca de 50%) e pela expectativa de crescimento da carga e do consumo de energia no mesmo período”, disse a Aneel em comunicado.
A Agência prevê um cenário de “escassez de chuvas”, aliado a um inverno com temperaturas superiores à média histórica do período. Nesse caso, passam a operar as termelétricas, com energia mais cara que as hidrelétricas.
A classificação “amarela” indica condições de geração de energia menos favoráveis e, na prática, leve a um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
O acionamento, já em julho, pode elevar a conta de luz em torno de 2,6%, com impacto total de 0,10 ponto porcentual no IPCA a ser incorporado quase que integralmente já no próximo mês, de acordo com projeção da MCM Consultores.
Fonte: Infomoney
Duas mulheres foram presas em flagrante pela Guarda Civil Municipal, após furtarem uma loja de…
Consultor de vendas: ter boa comunicação, saber trabalhar em equipe, ter disponibilidade de horário e…
Faleceu na cidade de Rio Claro nesta quarta-feira,20, padre Jocelir Léo Vizioli, do Santuário de…
Um homem foi preso pela Guarda Civil Municipal por tráfico de drogas no bairro José…
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será celebrado como feriado nacional pela…
Confira abaixo o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra (20 de novembro):…