Em janeiro, mês de Conscientização e Combate à Hanseníase, a Secretaria Municipal da Saúde promove ações no município com o objetivo de conscientizar e detectar pacientes infectados pela doença ainda em estágio inicial. Equipes da Saúde realizaram uma busca ativa em empresas como a Nestlé e Amcra e nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade, além da orientação em postos de saúde, onde o paciente passa pela triagem e, se preciso, é encaminhado a um médico especializado.
“É uma doença infectocontagiosa e por isso transmissível, o principal sintoma é o aparecimento de manchas que tem alteração de sensibilidade ou áreas do corpo sem a sensibilidade. Na vigência do aparecimento desses sintomas, é importante procurar atendimento médico”, explica o dermatologista Dr. Rafael Crippa.
O médico ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença. “Nossa grande preocupação é que ela pode levar a sequelas já que acomete a pele e os nervos. Com o diagnóstico precoce, nós evitamos essas sequelas graves que o paciente pode ter e muitas vezes são irreversíveis”, conclui.
Atualmente, em Araras, oito casos da doença estão sendo acompanhados e dois estão em tratamento. Na suspeita da infecção por Hanseníase, o paciente pode procurar qualquer unidade de saúde. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3543-1522 (Secretaria da Saúde).
O que é a Hanseníase?
A Hanseníase, antes conhecida como Lepra ou mal de Lázaro, é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen.
A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de 6 a 12 meses
O domingo de Páscoa é, para os cristãos, a celebração mais importante do calendário litúrgico:…
Uma mulher foi morta a tiros no início da madrugada deste sábado (19) na zona…
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (17) R$ 50 milhões, prêmio acumulado na última terça-feira (15),…
Um caso de ameaça mobilizou a Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (18), em Leme…
MARIA RAFAEL CORREA, 87 anos, viúva, moradora do bairro Parque Industrial. Falecimento em 18/04/2025. Sepultamento…
Após a morte de um motociclista de 37 anos que colidiu com a traseira de…