Instituto Neoenergia está com inscrições abertas até 22 de agosto para a nova edição do Oficinas Culturais e Artísticas (OCA). O programa de capacitação em economia criativa vai oferecer 80 vagas gratuitas para curso de marcenaria, em Araras (SP). As vagas são destinadas a jovens maiores de 16 anos residentes do município. O curso, com duração de oito meses, oferece a oportunidade de aprendizado para atuação economia criativa. A proposta é fomentar novos negócios, marcas sociais e principalmente emprego e renda local.
Em Araras, as inscrições podem ser realizadas na sede do projeto (CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados “José Olavo Paganotti”- Av. Lourenço Batistela, 325 – Jardim José Ometto I), onde as aulas serão ministradas, ou pelo site do Instituto Neoenergia.
O OCA é realizado em parceria com a Quest Consult e a Neoenergia Elektro, distribuidora da Neoenergia que atende cerca de 2,9 milhões de clientes nos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. O objetivo é promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade, transferindo conhecimentos que possibilitem a geração de trabalho e renda no setor da economia criativa. A inciativa também visa o desenvolvimento profissional e cultural dos participantes.
Durante as atividades, os alunos aprenderão habilidades práticas e teóricas que os ajudarão a potencializar suas aptidões artísticas e a capacidade de fomentar novos negócios na área, competências fundamentais para superar os desafios que envolvem a conquista do primeiro emprego.
“Queremos descobrir novos talentos e incentivar a capacitação da juventude na economia criativa, um dos mais importantes para o Produto Interno Bruto. Oferecer essa formação, com o apoio de especialistas na área, é fundamental para ampliar as oportunidades acadêmicas e profissionais dessas pessoas, assim como incentivar o empreendedorismo no âmbito do design de produto na comunidade local”, afirma Renata Chagas, Diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
O Oficinas Culturais e Artísticas é realizado por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, o ProAC (Lei 12.268/06), e vai oferecer cursos em outras três cidades paulistas: Ilha Solteira (Design de produto), Atibaia (Design de moda) e Mongaguá (Design de moda). Criada em 2021, a iniciativa conta com o apoio das prefeituras dos municípios contemplados. Também serão implantados núcleos locais de produção voltados à capacitação de jovens de baixa renda que buscam atrelar os conhecimentos da economia criativa ao desenvolvimento humano, social e cultural.
O prefeito eleito Irineu Norival Maretto (PSD) anunciou em suas redes sociais alguns dos novos…
Novembro um mês marcado por uma expectativa importante para quem trabalha com carteira assinada: é…
Um caminhoneiro de 23 anos morreu carbonizado após bater em outro caminhão, na madrugada desta…
Auxiliar de pintura eletrostática: experiência comprovada na carteira de trabalho Gerente de loja e supermercado:…
O italiano Carlo Acutis, que é popularmente conhecido como "padroeiro da internet", será canonizado durante…
A Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas por suspeita de…