Categories: BrasilInformação

Idade mínima para aposentadoria deve subir para 78 anos no Brasil

Um estudo do Banco Mundial divulgado em dezembro de 2023 acendeu um alerta sobre o futuro da aposentadoria no Brasil. De acordo com a análise intitulada “The Brazilian Pension System Under an Equity Lens”, caso o país não promova novas reformas no sistema previdenciário, a idade mínima para aposentadoria poderá chegar a 72 anos em 2040 e a 78 anos em 2060.

O levantamento considera o envelhecimento acelerado da população brasileira e a necessidade de manter o equilíbrio entre o número de pessoas em idade ativa e o número de aposentados. Atualmente, a taxa de contribuição para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) é de apenas 56,4% da população economicamente ativa, o que, segundo os especialistas, compromete a sustentabilidade do sistema a longo prazo.

As regras atuais foram definidas pela última reforma da Previdência, promulgada em 12 de novembro de 2019, por meio da Emenda Constitucional nº 103. A partir dessa mudança, passou a ser exigida idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, além de tempo mínimo de contribuição de 20 anos para homens e 15 anos para mulheres no Regime Geral. A reforma também estabeleceu regras de transição, pedágios e alterou a fórmula de cálculo dos benefícios, buscando reduzir o déficit previdenciário.

Apesar da projeção impactante, o Banco Mundial esclarece que os dados não representam uma proposta oficial nem um plano do governo brasileiro. Trata-se de uma projeção demográfica ilustrativa, que serve como alerta sobre os desafios que o país enfrentará nas próximas décadas caso não haja novas mudanças no sistema.

O estudo aponta ainda a necessidade de medidas como a aproximação da idade mínima entre homens e mulheres, a unificação de regras para trabalhadores urbanos e rurais, e a revisão de critérios para benefícios como pensões por morte e salários mínimos previdenciários.

Embora não haja nenhuma proposta em tramitação para elevar a idade mínima nesses patamares, o alerta reforça a importância de se discutir soluções para garantir a sustentabilidade da Previdência diante do aumento da expectativa de vida e do envelhecimento da população brasileira.

Cesar

Recent Posts

Fuma vape? Saiba quais são os riscos dos cigarros eletrônicos, cada vez mais populares entre os jovens

Apesar de proibidos no Brasil desde 2009, os cigarros eletrônicos — conhecidos como vapes —…

5 horas ago

Araras tem 128 pessoas em situação de rua, aponta levantamento da Assistência Social

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social revela que Araras tem atualmente 128…

6 horas ago

Dilma Rousseff é reconhecida como anistiada política e receberá indenização de R$ 100 mil

A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania reconheceu, nesta quinta-feira…

11 horas ago

Vacinação contra a gripe e atualização da carteirinha infantil serão realizadas no Warley Colombini nesta quinta (22)

A Secretaria Municipal da Saúde de Araras realiza, nesta quinta-feira (22), mais uma etapa do…

11 horas ago

Lula assina MP que isenta energia elétrica para cerca de 60 milhões de famílias no País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória (MP) que promove mudanças…

17 horas ago

Obras da rotatória da Avenida Fábio da Silva Prado serão retomadas no dia 2 de junho

A Prefeitura de Araras anunciou que as obras da rotatória no cruzamento da Avenida Fábio…

17 horas ago