Categories: DestaquePolícia

Homem é preso por dirigir moto com placa adulterada em Araras

Um homem foi preso na tarde do último domingo (22) conduzindo uma moto com placa adulterada e numeração de chassi suprimida na Avenida Dona Renata Norte, nas proximidades da Central de Polícia Judiciária.

O motociclista foi abordados pelos guardas civis municipais Brinati e Leslie, quando ele transitava pela Avenida Dona Renata. Os agentes avistaram a moto Honda/CG-Titan com placa adulterada e posteriormente verificou-se por meio de consulta pelo Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) que a numeração do chassi estava suprimida. A moto estava com a cor branca e pelo sistema constava que a mesma é da cor vermelha.

O homem foi conduzido à Central de Polícia Judiciária e permaneceu preso, à disposição da Justiça. A motocicleta foi apreendida.

Dirigir veículo com placa adulterada agora pode levar à prisão em flagrante
Em recente entrevista ao repórter policial da Rádio Clube Ararense FM 101,7, Corujão, o delegado de polícia titular de Araras, Edgar Albanez, informou que houve uma alteração na legislação no último mês de abril. Agora, o Código Penal endureceu a punição para quem conduz veículos com placas e chassis adulterados ou sem a identificação. O motorista flagrado com aquela fitinha adesiva modificando um dos números ou com a placa parcialmente coberta e com a numeração do chassi suprimida ou raspada, o condutor será preso em flagrante.

Retirar placa é crime
A Lei 14.562/2023, sancionada pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin no último dia 26, também tornou crime a retirada de placas de veículos. Quem é flagrado sem essa identificação vai responder a inquérito, mas não será preso em flagrante. A nova legislação alterou o artigo 311 do Código Penal.

Pena de até seis anos
A antiga redação do artigo 311 já previa como crime adulterar e remarcar quaisquer sinais identificadores dos veículos automotores. A nova redação incluiu o termo “suprimir” e, ainda, veículos elétricos, híbridos, reboques e semirreboques, entre outros, que não eram listados.

Com a alteração, passou a ser crime retirar a placa, o que antes era apenas uma infração administrativa prevista no Código de Trânsito Brasileiro. A pena é de três a seis anos de prisão. A mudança tornou crime, também, conduzir veículo com sinal identificador adulterado ou remarcado. O agente de segurança não precisa provar que a adulteração acabou de acontecer para fazer uma prisão em flagrante.

Pena maior para delivery
Se a pessoa estiver no exercício de atividade industrial ou comercial, como é o caso de quem faz o serviço de delivery, a pena aumenta: vai de quatro a oito anos de reclusão.

A prisão em flagrante só cabe para os casos de adulteração e remarcação. No caso de dirigir sem placa, um inquérito será aberto para que a pessoa seja investigada pela retirada do sinal identificador, o que poderá culminar com seu indiciamento.

A alteração na lei exige atenção de quem tenha a placa furtada ou levada durante uma enchente, por exemplo. Nesses casos, não há crime, mas, para se resguardar, é aconselhado fazer o registro da ocorrência numa delegacia.

 

adminn

Recent Posts

Homem engasga no Centro de Araras e é salvo após manobra de Heimlich; PM escolta até hospital

Um homem foi salvo após engasgar enquanto almoçava em um restaurante no Centro de Araras,…

3 horas ago

Ovo de chocolate e coelho: qual o verdadeiro simbolismo da Páscoa Cristã?

O domingo de Páscoa é, para os cristãos, a celebração mais importante do calendário litúrgico:…

10 horas ago

Mulher é morta a tiros na zona leste de Araras; suspeito fugiu de moto

Uma mulher foi morta a tiros no início da madrugada deste sábado (19) na zona…

12 horas ago

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões neste sábado (19)

A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (17) R$ 50 milhões, prêmio acumulado na última terça-feira (15),…

12 horas ago

Pai ameaça matar jovem com uma faca em Leme por não aceitar relacionamento com a filha de 17 anos

Um caso de ameaça mobilizou a Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (18), em Leme…

12 horas ago

Confira as notas de falecimentos em Araras deste sábado (19)

MARIA RAFAEL CORREA, 87 anos, viúva, moradora do bairro Parque Industrial. Falecimento em 18/04/2025. Sepultamento…

13 horas ago