A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (27), alertou para o aumento da circulação de vírus respiratórios nas próximas semanas, com destaque para o vírus sincicial respiratório (VSR) e o rinovírus. O crescimento de casos graves tem sido observado principalmente entre crianças e adolescentes de até 14 anos.
Inicialmente, o aumento dos casos graves associados ao VSR foi identificado na região Centro-Oeste. Agora, o crescimento também é evidente na região Sudeste, especialmente nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Ao todo, nove capitais brasileiras apresentam incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em níveis de alerta ou risco, com tendência de crescimento no longo prazo.
O VSR tem afetado principalmente crianças pequenas, sendo responsável por 75% dos casos de bronquiolite viral aguda no país. Até os dois anos de idade, mais de 80% das crianças já foram infectadas por esse vírus. Já entre as crianças mais velhas e adolescentes, a maioria dos casos graves está relacionada ao rinovírus.
Diante desse cenário, a Fiocruz reforça a importância de medidas preventivas, como:
No ano epidemiológico de 2025, o Brasil já contabiliza 24.635 casos de SRAG, com 37,9% deles confirmados para vírus respiratórios. Os principais vírus identificados até agora são: SARS-CoV-2 (36,5%), rinovírus (28,8%), VSR (23,1%), influenza A (6%) e influenza B (2,1%).
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa em abril
Como resposta a esse cenário, o Ministério da Saúde anunciou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para 7 de abril nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A meta é imunizar cerca de 50 milhões de pessoas dos grupos prioritários.
Os grupos que terão acesso à vacina gratuitamente incluem:
Neste ano, a vacina oferecida pelo SUS protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B/Victoria. Além disso, a vacina contra a gripe passa a integrar o calendário permanente do SUS para os grupos prioritários.
A Fiocruz e o Ministério da Saúde reforçam que a vacinação anual é essencial, especialmente diante da alta circulação de vírus respiratórios, e que a população deve procurar os postos de saúde assim que a campanha for iniciada em sua cidade.
Na manhã desta segunda-feira (19), um jovem diagnosticado com esquizofrenia foi preso em flagrante após…
Com o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa…
Faleceu neste domingo (18), aos 74 anos na cidade de Leme o radialista Carlos…
Assistente de engenharia – Ter conhecimentos técnicos sobre a área de engenharia mecânica. Habilidade para…
PEDRO BATISTA DE SOUZA, 75 anos, separado, morador do bairro Vila Madalena de Canossa. Falecimento…
Um motociclista ficou gravemente ferido após colidir violentamente contra um veículo na manhã desta sexta-feira…