As exportações brasileiras de ovos, tanto in natura quanto processados, registraram um crescimento expressivo no primeiro trimestre de 2025. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, o país exportou 8,65 mil toneladas de ovos entre janeiro e março, um aumento de 97% em comparação ao mesmo período de 2024 .
Esse avanço é atribuído principalmente ao aumento das importações pelos Estados Unidos, que enfrentam um surto de gripe aviária. Nos três primeiros meses de 2025, os EUA adquiriram cerca de 2,7 mil toneladas de ovos do Brasil, volume 28% superior ao total importado ao longo de todo o ano passado .
Com essa demanda, os Estados Unidos tornaram-se o principal destino das exportações brasileiras de ovos. Mesmo com a recente imposição de uma tarifa adicional de 10% sobre produtos brasileiros pelo governo norte-americano, pesquisadores do Cepea avaliam que é pouco provável uma mudança nesse cenário, dada a necessidade urgente do mercado americano .
Em fevereiro, as exportações brasileiras de ovos processados atingiram o maior volume para o mês desde o início da série histórica da Secex, em 1997. Foram exportadas 1,14 mil toneladas, um aumento de 65,4% em relação a janeiro .
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…
A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…
Após acordo firmado com o Ministério da Previdência Social, os médicos peritos federais do INSS…
Pais e responsáveis já podem acessar a versão digital da Caderneta de Saúde da Criança…