Após semanas de negociações e impasses, os servidores públicos municipais de Araras aprovaram, na noite desta quarta-feira (26), a nova proposta salarial apresentada pela Prefeitura. Em assembleia convocada pelo Sindsepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras), a categoria decidiu aceitar a reposição inflacionária de 4,71% e o reajuste no vale alimentação, mesmo considerando o índice abaixo do esperado.
A proposta aprovada prevê a aplicação do índice inflacionário de 2024 (IPCA-E) de forma escalonada: parte do reajuste será concedida no mês de março e a outra parte em abril de 2025. Anteriormente, o escalonamento aconteceria apenas em agosto e outubro, o que foi motivo de rejeição da proposta inicial.
Outro ponto importante foi o reajuste no vale alimentação. Na primeira proposta da administração municipal, o benefício não sofreria alteração, mantendo-se em R$ 325,00. Com a nova proposta, o valor passará para R$ 350,00, o que representa um aumento de 7,69% — índice superior à inflação acumulada de 2024.
Além do reajuste, foi anunciada a criação de uma comissão permanente para discutir as condições de trabalho e melhorias estruturais para os servidores. A expectativa é que, com a possível melhora na arrecadação do município, haja avanços na valorização dos servidores nos próximos meses.
O presidente do Sindsepa, José Raul dos Santos, comentou sobre a decisão e ressaltou a importância da mobilização da categoria:
“A proposta ainda está aquém do que esperávamos, principalmente em relação ao vale alimentação. No entanto, conseguimos avançar em pontos importantes, como a antecipação do reajuste e um aumento real no vale, mesmo que pequeno. A assembleia entendeu que, diante do cenário atual, o diálogo precisa continuar. A criação da comissão foi uma conquista importante. Seguiremos cobrando melhorias e, com a expectativa de uma melhora na situação financeira da Prefeitura, esperamos que a administração se comprometa em valorizar ainda mais o funcionalismo público.”
A Prefeitura de Araras ainda não divulgou nota oficial, mas a expectativa é que a proposta deve ser encaminhada para a Câmara Municipal em forma de projeto de lei.
Assistente de engenharia – Ter conhecimentos técnicos sobre a área de engenharia mecânica. Habilidade para…
PEDRO BATISTA DE SOUZA, 75 anos, separado, morador do bairro Vila Madalena de Canossa. Falecimento…
Um motociclista ficou gravemente ferido após colidir violentamente contra um veículo na manhã desta sexta-feira…
Um homem foi esfaqueado pelo próprio pai na cidade em Leme (SP), após uma briga…
Bonecas hiper-realistas, com aparência idêntica à de recém-nascidos, que têm nome, certidão de nascimento, enxoval…
Na tarde de sexta-feira (16), um grave acidente na BR-293, em Santana do Livramento (RS),…