Categories: DestaqueMundo

EUA dizem que mataram Ayman al-Zawahiri, o chefe da Al-Qaeda, no Afeganistão

Os Estados Unidos fizeram uma operação militar em Cabul, no Afeganistão, no domingo (31), e mataram o líder Ayman al-Zawahiri, um dos fundadores da Al-Qaeda, de acordo com dirigentes do governo americano que pediram para não serem identificados. Não há vítimas civis. A informação foi publicada por jornais como o “New York Times” e o “Washington Post” e pelas agências de notícias Reuters e Associated Press. Al Zawahiri sucedeu Osama bin Laden em 2011, após a morte do antigo líder por soldados dos EUA no Paquistão.

A Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) foi a responsável pelo ataque. O egípcio Zawahiri era um médico e cirurgião de formação. Ele é apontado como um dos responsáveis pela formação ideológica, as táticas e habilidades organizacionais da Al-Qaeda. Ele também é tido como o líder por trás do uso dos primeiros atentados suicidas e células independentes que se tornaram uma marca da rede. Ele ajudou a coordenar os ataques de 11 de Setembro de 2001, nos EUA, em que quatro aeronaves civis foram sequestradas.

Ele também é suspeito de ter planejado um ataque que deixou 17 marinheiros mortos a um navio dos EUA que estava atracado no Iêmen, o USS Cole. Zawahiri ainda foi acusado nos EUA por ter participado de ataques com bombas nas embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia em 1998, que deixaram 224 mortos.

EUA no Afeganistão
Há quase um ano as forças dos EUA deixaram o Afeganistão. Isso permitiu que os talibãs retomasse o controle do país, após 20 anos afastados do poder. Em um comunicado, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, confirmou que houve um ataque no domingo e fez críticas à operação, que classificou como uma violação aos “princípios internacionais”. Segundo o “New York Times”, esse foi o primeiro ataque americano em solo afegão desde a saída definitiva dos militares dos EUA do país, em 31 de agosto de 2021. Se a morte for confirmada, o Talibã passa a ser suspeito de dar abrigo a Zawahiri.

Em julho, os EUA anunciaram a morte do líder do grupo Estado Islâmico na Síria, Maher al Agal, em um ataque com drones. A operação “enfraqueceu consideravelmente a capacidade” da organização “para preparar, financiar e realizar operações na região”, afirmou na ocasião um porta-voz militar americano.

Pronunciamento de Biden
O presidente Joe Biden vai fazer um pronunciamento nesta segunda-feira (1º). Biden planejava falar da varanda da Sala Azul da Casa Branca enquanto permanece isolado na residência enquanto continua testando positivo para Covid-19.

adminn

Recent Posts

GCM de Araras firma convênio que garante botão de pânico gratuito a comerciantes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…

16 horas ago

Araras já tem mais de 2 mil casos de dengue em 2025

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…

16 horas ago

União São João está no grupo 2 da Copa Paulista; competição começa no dia 15 de junho

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…

16 horas ago

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 25 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…

20 horas ago

Exportações brasileiras de ovos quase dobram no 1º trimestre de 2025, impulsionadas por demanda dos EUA

As exportações brasileiras de ovos, tanto in natura quanto processados, registraram um crescimento expressivo no…

20 horas ago

Greve dos médicos peritos do INSS chega ao fim e atendimentos são retomados

Após acordo firmado com o Ministério da Previdência Social, os médicos peritos federais do INSS…

20 horas ago