Categories: Política

Eduardo Bolsonaro anuncia que vai se licenciar do mandato e ficar nos EUA para não ser preso por Alexandre de Moraes

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou nesta terça-feira (18) que se licenciará de seu mandato na Câmara dos Deputados e permanecerá nos Estados Unidos por tempo indeterminado. A decisão ocorre em meio a investigações relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Eduardo Bolsonaro afirmou que sua licença será sem remuneração e justificou a medida como uma resposta ao que considera uma “perseguição política” promovida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O deputado acusou o magistrado de abusar de sua autoridade e declarou que não retornará ao Brasil “enquanto o ministro não for punido pelos crimes que teria cometido”.

 

 

Eduardo Bolsonaro também expressou preocupação com a possibilidade de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, ser preso injustamente. Ele afirmou que sua missão é buscar justiça para os apoiadores do ex-presidente que foram presos por envolvimento nos atos antidemocráticos e criar um ambiente para anistiar os “reféns de 8 de janeiro”.

Com a licença de Eduardo Bolsonaro, o deputado Gaúcho da Zucco (PL-RS) deve assumir a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Eduardo, que também atua como Secretário Nacional de Relações Internacionais do PL, era o principal cotado para a função, sendo apoiado pelo partido devido à sua proximidade com o presidente dos EUA, Donald Trump.

A decisão de Eduardo Bolsonaro de permanecer nos EUA ocorre em um momento político delicado para sua família, com investigações em andamento contra Jair Bolsonaro e aliados. O julgamento que pode tornar o ex-presidente réu está marcado para a próxima semana na Primeira Turma do STF. Aliados de Eduardo defendem que sua mudança para os EUA é estratégica para manter laços políticos internacionais e articular apoios contra o que chamam de “perseguição judicial”. A oposição, no entanto, considera a medida uma tentativa de evitar possíveis implicações legais no Brasil.

Cesar

Recent Posts

Robô humanoide ‘ataca’ engenheiros em centro de testes na China

Um vídeo que viralizou nas redes sociais nos últimos dias mostra um robô humanoide agindo…

9 minutos ago

Homem é preso pela Guarda Municipal por tentativa de furto na Rodovia Anhanguera em Araras

Um homem foi preso pela Guarda Civil Municipal de Araras, na madrugada desta terça-feira (06),…

14 minutos ago

“Dia D” de vacinação contra a gripe e “Sábado com Saúde” acontecem no próximo dia 10 em  Araras

A cidade de Araras realiza neste sábado (10) uma grande mobilização voltada à saúde da…

25 minutos ago

Exclusivo: secretário de Segurança de Araras fala sobre operação que prendeu PM e GCM

O secretário municipal de Segurança Pública, João Tranquillo Beraldo, falou com exclusividade ao repórter Gil…

4 horas ago

Ancelotti acerta saída antecipada do Real Madrid e deve assumir Seleção Brasileira em junho

O técnico italiano Carlo Ancelotti e o Real Madrid chegaram a um acordo verbal para…

10 horas ago

Dengue: Araras tem mais dois óbitos em investigação

Araras tem mais dois óbitos aguardando confirmação de dengue, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela…

11 horas ago