Deputados federais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolaram ao menos três projetos de lei que propõem alterações no Código Penal brasileiro, com potencial de beneficiar diretamente investigados e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 — inclusive o próprio ex-presidente. As propostas ainda aguardam definição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para iniciar a tramitação.
Os projetos sugerem a exclusão dos artigos que tratam dos crimes de golpe de Estado (art. 359-M) e abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L), ambos inseridos na legislação após a promulgação da Lei nº 14.197/21. Para os autores, os dispositivos estariam sendo utilizados para perseguição política.
Uma das propostas é do deputado Sargento Gonçalves (PL-RN), que defende a revogação total dos artigos, argumentando que os tipos penais são “vagos” e abrem brechas para interpretações arbitrárias. Outro projeto, do deputado Alberto Fraga (PL-DF), faz críticas semelhantes, enquanto uma terceira iniciativa, do deputado Gustavo Gayer (PL-GO), é assinada também por outros 46 parlamentares do PL.
Em abril, um outro projeto já havia sido protocolado na Câmara propondo a anistia ampla para os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, incluindo participantes, financiadores e incentivadores. O texto propõe também a manutenção dos direitos políticos dessas pessoas.
A investida ocorre em meio a avanços nas investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que já tornaram Bolsonaro e mais de 20 aliados réus por tentativa de golpe. Especialistas ouvidos por veículos de imprensa apontam que, caso aprovadas, as alterações legislativas poderiam ter efeitos retroativos e comprometer os processos em curso.
A discussão reacende o debate sobre limites da anistia, impunidade e os riscos à democracia. A presidência da Câmara ainda não se manifestou sobre a possibilidade de pautar os textos. No entanto, a bancada bolsonarista pressiona por tramitação em regime de urgência.
O sorteio do concurso 2.863 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quinta-feira (15) em…
O consumo de tadalafila, medicamento indicado para disfunção erétil, aumentou significativamente no Brasil nos últimos…
Um homem procurado pela Justiça foi preso em flagrante por tráfico de drogas durante a…
Auxiliar de produção – Ter conhecimento básico em montagem de pequenas estruturas, solda MIG e…
A Santa Casa de Misericórdia de Araras anunciou a abertura de vagas de emprego para…
Um engavetamento envolvendo três caminhões e uma caminhonete deixou três pessoas feridas, umas delas presa…