Categories: DestaqueEsportes

Danilo Sacramento: o bom filho à casa torna — de revelação internacional a treinador do União São João

Natural de Araras, Danilo Valério Sacramento escreveu mais um capítulo marcante de sua história no futebol. Revelado pelo União São João, clube que o projetou como atleta profissional, Danilo retornou às origens como treinador da equipe ararense — e já começou sua nova fase com o pé direito.

A temporada de 2025 começou para Danilo como auxiliar técnico do União. No entanto, com a saída do técnico Raphael Pereira na quarta rodada do Campeonato Paulista da Série A3, ele assumiu o comando de forma interina. Bastaram duas vitórias consecutivas — contra o Bandeirante, em Birigui, e o Comercial de Ribeirão Preto — para que a diretoria efetivasse Danilo no cargo.

Sob sua liderança, o time teve uma campanha consistente: 7 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, totalizando um aproveitamento de 54,8%. O desempenho levou o União às quartas de final da competição. No mata-mata, enfrentou o Marília, venceu o jogo de ida, mas acabou eliminado na partida de volta.

“Foi como reviver um filme. Por ser da cidade, por ter começado aqui como atleta, foi muito emocionante. Tenho que agradecer aos jogadores pela aceitação do meu trabalho e das minhas ideias, isso foi fundamental”, destacou Sacramento. “E um agradecimento especial ao presidente José Mário Pavan e ao Thiago Bernardi, que depositaram essa confiança em mim. Chegar nas quartas de final foi muito bacana, uma experiência incrível”, completou.

Com a Copa Paulista no horizonte, o treinador já mira os próximos desafios e busca se preparar ainda mais. Já iniciou os trâmites para realizar os cursos da CBF, reforçando seu compromisso com a capacitação profissional.

Carreira sólida e internacional

Danilo Sacramento tem um currículo respeitável como jogador. Começou no próprio União São João e passou por grandes clubes do Brasil e do exterior. Em 2001, foi para o Monterrey, no México, e logo depois defendeu Cruzeiro e Vasco da Gama, onde conquistou o Campeonato Carioca de 2003.

Brilhou pela Ponte Preta entre 2004 e 2006, o que lhe rendeu uma transferência para o Genoa, da Itália. Atuou também pelo Celta de Vigo, na Espanha. De volta ao Brasil, vestiu as camisas de Guarani, Bragantino, CRB, Ferroviária, Taubaté, entre outros.

Encerrou sua carreira profissional em 2017 com chave de ouro, conquistando o título da Copa Paulista pela Ferroviária.

Conhecido pela habilidade no meio-campo e a precisão nas bolas paradas, Danilo agora se reinventa como técnico — mantendo o amor pelo futebol e pela cidade onde tudo começou.

“Como atleta, vou sempre lembrar: saí do União São João. E agora, como treinador, meu primeiro clube também é o União. Primeira vez como técnico. Isso não tem preço”, disse o ararense.

A torcida ararense comemora o reencontro com seu filho ilustre, na expectativa de novos capítulos vitoriosos com Danilo Sacramento no comando.

Cesar

Recent Posts

A história do juiz de direito que, segundo o MP, usou nome falso durante 45 anos

O Ministério Público de São Paulo denunciou um caso que parece saído de um roteiro…

2 horas ago

Dor de dente? O que fazer?

A dor de dente é um desconforto que afeta muitas pessoas. Veja a entrevista com…

11 horas ago

Intervias inicia manutenção em viaduto da SP-191 em Araras com interdições parciais a partir desta sexta-feira (04)

A Arteris Intervias realiza, a partir desta sexta-feira (04), obras de manutenção na parte superior…

15 horas ago

Anvisa alerta sobre tentativa de golpe com falsas cobranças por e-mail

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta terça-feira (1º) sobre uma…

15 horas ago

Campanha de vacinação contra a gripe já começou em Araras

A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) já começou em Araras nesta quinta-feira, 3…

16 horas ago

Homem é preso pela Polícia Militar após furtar cabos elétricos de empresa em Araras

Um homem foi preso pela Polícia Militar após furtar cabos elétricos de uma empresa de…

22 horas ago