Em comemoração pelos 45 anos do título do 1º Campeonato Nacional de Bandas de Música realizado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) e FUNARTE (Fundação Nacional das Artes) na sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro em 1977, a Câmara Municipal de Araras promove no próximo dia 26 de julho, às 18h30, uma sessão solene em homenagem aos integrantes vivos da banda e aos familiares dos demais, no dia 26 de julho, no plenário Bruno Moysés Batistela, no Legislativo de Araras.
O evento é uma solicitação da vereadora Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla com a anuência do Presidente, Rodrigo Soares dos Santos. Pelo feito histórico, a Corporação receberá uma placa comemorativa, a qual será entregue ao atual Maestro Maikel Morelli. Os músicos vivos e os familiares dos que já faleceram receberão das mãos dos vereadores um diploma.
Dos 35 músicos que integraram a banda campeã, quatro estão vivos: Julio de Oliveira, Maestro Luiz Carlos Morgilli, José Ângelo Francatto e Fernando Antônio Dametto. Os demais músicos, que já faleceram, serão representados por seus familiares, sendo eles: Abel Antônio da Silva, Arlindo Cressoni, Odair Alves Isidoro, Paulo Norberto de Castro, Avelino Brufato, Ariel Alves de Oliveira, Carlos Viganó, Dorival Burger, Elias Alves da Cruz, Hugo Tadeu Montagnolli, Hugo Montagnolli Junior, Wilson Rodrigues de Almeida, Antônio Squissato, Ely Montagnolli, Fioravante Evangelista, José da Luz, Luiz Carlos Ciaramello, Walter Francisco Bragança, João Moreira de Campos, José Donatti, José Franco, Milton Fabre, Oswaldo Aparecido Burger, Lucindo de Souza, Mário Silva, Natalino Montagnolli, Ademir Alves, Otávio Mariano, Benedito Aparecido Ribeiro, Joaquim dos Santos e o maestro Alfredo Alexandre Pelegatta.
A Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo” passou a ter o apoio da Prefeitura Municipal de Araras em 1971, ano em que o Maestro Alfredo Pelegatta assumiu a regência. Foram muitos títulos conquistados, inclusive no ano de 1976, o de campeão estadual do concurso de bandas, promovido pela Secretaria de Promoção Social do Estado de São Paulo, o qual deu a chance de concorrer ao título nacional de bandas no ano seguinte, em 1977, na sede da Rede Globo de Televisão.
O 1º Campeonato Nacional de Bandas foi promovido pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura e pela Funarte – Fundação Nacional de Artes –. Na edição realizada nos estúdios da TV Globo no Rio de Janeiro, a Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo” participou de três eliminatórias com as músicas Walkiria, Suíte Nordestina, Newton, Num Mercado Persa, Moça/Progresso, Hei de Vencer, Cantos Nordestinos e Seleção nº 1. Em todas as apresentações a Corporação ararense recebeu a nota máxima dos jurados, chegando à final.
Na decisão, a Corporação ararense conseguiu o feito histórico, derrotou as tradicionais bandas da Bahia, Pernambuco e Minas Gerais e ficou com o título, apresentando as músicas Bento Barbosa de Brito, Velho Titão e Os Mendigos. Recebeu nota 10 de todos os jurados presentes no evento.
Após a conquista, os integrantes da banda “Maestro Francisco Paulo Russo” seguiram para Brasília onde fizeram uma apresentação no Ginásio de Esportes Presidente Médici, emocionando um público de mais de 15 mil pessoas presentes no evento, inclusive o Presidente da República na época, o General Ernesto Geisel e outras autoridades. Na oportunidade, o Maestro Alfredo Alexandre Pelegatta recebeu das mãos do então presidente, o troféu Paulo Roberto da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino.
Em Araras, a banda foi recebida com muita festa e alegria, inclusive sendo ovacionada pelo público em desfile aberto pelas ruas centrais da cidade na viatura do Corpo de Bombeiros.
A Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo” é até os dias atuais muito admirada pelo povo ararense que teve em 1993 a regência do maestro Luiz Carlos Morgili. Em 1994 assumiu o Maestro Marco Antônio Melinski, que conquistou títulos importantes nos anos de 1996, 97, 98, 99 e 2000. Em 2005 conquistou o 1º lugar no concurso de bandas “Zequinha de Abreu” na cidade de Santa Rita do Passa Quatro. Atualmente, a Orquestra é regida pelo Maestro Maikel Morelli.
Livro sobre a Banda
A história da Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo” está eternizada nas páginas do livro “Álbum das Bandas de Araras” lançado em 2017 na biblioteca municipal de Araras pelas coautoras e primas Inajá Martins de Almeida (filha do Historiador) e Matilde Aparecida Salviatto Viganó (filha do músico da Banda Carlos Viganó). O livro é de autoria do historiador Nelson Martins de Almeida, que faleceu em 2012, aos 94 anos.
O italiano Carlo Acutis, que é popularmente conhecido como "padroeiro da internet", será canonizado durante…
A Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas por suspeita de…
O Padre Jocelir Leo Vizioli, morreu na manhã desta quarta-feira (20) em um hospital de Rio…
O Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema) reforça à população a…
Heitor Araujo Santos: 1 ano, solteiro. Morava no bairro Parque Tiradentes. Falecimento: 21/11/2024 - Sepultamento:…
Duas mulheres foram presas em flagrante pela Guarda Civil Municipal, após furtarem uma loja de…