A Prefeitura de Rio Claro (SP) decretou na sexta-feira (18) situação de emergência por conta da estiagem que afeta o abastecimento de água do município. Parte do município iniciou um racionamento de água de 12 horas seguidas no mesmo dia.
Entre os principais pontos do decreto estão a autorização para usar poços e represas particulares para abastecer caminhões-pipa e dispensa de licitação para obras necessárias.
Segundo o decreto, o monitoramento feito pelo departamento autônomo de água e esgoto de rio claro (Daae), apontou que o Ribeirão Claro, vinculado a ETA 1, opera atualmente com 10% do seu volume total.
Já o nível do Rio Corumbataí, vinculado a ETA 2, tem 40% de sua capacidade total, comparados ao mesmo período de anos anteriores, em condições normais.
O decreto autoriza autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil e do Daae nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário.
Além disso, as autoridades administrativas, os agentes de Defesa Civil e do Daae podem:
O decreto também dispensa licitações para compra de bens necessários ao atendimento de situação de emergência e as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídos no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência. Não é permitida a recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos.
O decreto também afirma que serão nomeados novos membros para a composição do comitê municipal de gestão de crise hídrica – estiagem.
Na sexta, o município ampliou o racionamento em pelo menos 94 bairros, cortando a água por 12 horas seguidas. Veja aqui a lista de bairros.
A autarquia também estabeleceu multa de R$ 224,50 para quem for flagrado desperdiçando água. O município também proibiu a lavagem de túmulos de cemitérios.
Fonte: G1
Um avião da Força Aérea Brasileira caiu no fim da manhã desta sexta-feira (1), na…
Um escrivão de polícia ajudou a salvar a vida de um bebê de nove meses,…
Subiu para 202 o número de mortos por conta da enchente que atingiu a cidade…
Começam a valer nesta sexta-feira (1º) as novas regras do Pix para garantir a segurança…
Uma criança levou um choque enquanto bebia água na Escola Municipal José Cruz, em Itirapina (SP), na manhã…
Uma explosão deixou dois funcionários de uma empresa de fertilizantes feridos em São Carlos (SP) na manhã…