Categories: CidadeCultura

CineMouvart oferece sessões gratuitas de cinema em Araras e bate-papo após documentário sobre ocupação indígena na região

A programação de setembro do CineMouvart (Av. Melvin Jones, 2040 – conjunto Habitacional Heitor Villa Lobos, Araras – SP) apresenta o documentário Pirassicava (2022), sobre a presença indígena em Piracicaba, no dia 27 de setembro às 19h, com entrada gratuita. Após a exibição do documentário de Thiago Altafini, o público participa de um bate-papo com duas arqueólogas.

Por meio de resquícios arqueológicos e entrevistas, o filme traz à tona a história e a pré-história da região conhecida anteriormente como Campos de Araraquara, confluência de inúmeros povos indígenas que por aqui se estabeleciam e passavam atraídos por suas águas com abundância de peixes. O filme toma como base pesquisas, entre elas estudos realizados pela historiadora, mestre e doutora em arqueologia Letícia Cristina Correa, que participará do bate-papo junto com a cientista social, mestra em arqueologia e etnologia Leticia Ribeiro Ferreira da Silva. Uma curiosidade é que as duas pesquisadoras são conhecidas como as gêmeas na Arqueologia, porque ambas são de Mococa, se chamam Letícia e estudam o interior paulista.

Filmes infanto-juvenis

A programação do CineMouvart conta também com exibição de filmes infanto-juvenis, sempre às sextas-feiras às 19h, com entrada gratuita. No dia 06/09, o público poderá conferir Cinderela (2021). Na nova e ousada abordagem musical da história tradicional que o público conhece, Cinderela (Camila Cabello) é uma jovem ambiciosa cujos sonhos são maiores do que o seu mundo permite. Entretanto, com a ajuda de seu Fado Madrinho (Billy Porter) ela é capaz de perseverar e realizar seus sonhos.

No dia 13/09 é a vez de Moana – Um Mar de Aventuras (2017). A animação é baseada em histórias da mitologia polinésia. Moana Waialiki é uma jovem corajosa, filha única do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Quando os pescadores de sua ilha não conseguem pescar nenhum peixe e as colheitas falham, ela descobre que o semideus Maui causou a praga ao roubar o coração da deusa Te Fiti. Entusiasta das viagens marítimas, a jovem se vê querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a comunidade, mesmo que a família queira proteger Moana a qualquer custo. Então, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. A única maneira de curar a ilha é persuadir Maui a devolver o coração de Te Fiti, então Moana parte em uma jornada épica pelo Pacífico. Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Raya e o Último Dragão (2021 ) completa a programação com a exibição no dia 20/09. Em uma região antiga e mágica, habitada por dragões mágicos que controlam o tempo e o redor, Raya é uma princesa de um país quebrado entre clãs. Porém, após uma terrível batalha entre dragões e o mal, os seres desapareceram, deixando a terra à mercê dos terríveis monstros que sugam qualquer vida e os transformam em pedra. Após uma reunião entre as tribos que acaba com seu clã sendo petrificado, Raya, agora uma exilada, sai em busca de um último dragão para que possa restabelecer a natureza do local. A princesa acaba encontrando Sisu, a última da espécie que decide ajudar Raya e deixar seus irmãos dragões orgulhosos. Mas à medida que eles vão encontrando pedaços de uma pedra que pode por o fim nos monstros de uma vez por todas, Raya e Sisu farão amizades e inimigos que vão mudar o curso de toda a história.

Sobre o CineMouvart
Para realizar a programação cinematográfica e realizar os cine-debates, a Mouvart foi equipada para ser uma sala de cinema com capacidade para 125 pessoas. Este projeto está sendo realizado desde junho de 2024 com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio do da Secretaria de Cultura do Governo Federal e intermediado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo. A Mouvart é um espaço cultural dedicado ao corpo, arte e movimento, sob direção de Katiuscia Marques, desde 2022. Neste ano, ela completa 25 anos de carreira artística. A Mouvart engloba uma ampla variedade de disciplinas artísticas, incluindo dança, circo, artes visuais e agora o cinema. Além de oferecer aulas, workshops e apresentações artísticas, a Mouvart também se dedica a abrir suas portas para eventos culturais, exposições e mostras, valorizando a colaboração e o compartilhamento de experiências entre artistas e a comunidade.

DOCUMENTÁRIO PIRACICAVA – https://youtu.be/x7VPCG_FdtQ?si=p5EA6_WZAr339udl

Cesar

Recent Posts

Consultor de vendas, gerente de loja e supermercado, pedreiro / ajudante de pedreiro estão entre as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araras nesta quinta-feira (21)

Consultor de vendas: ter boa comunicação, saber trabalhar em equipe, ter disponibilidade de horário e…

3 horas ago

Padre Jocelir Leo Vizioli morre aos 58 anos em Rio Claro

Faleceu na cidade de Rio Claro nesta quarta-feira,20, padre Jocelir Léo Vizioli, do Santuário de…

17 horas ago

Homem é preso pela GCM por tráfico de drogas na zona leste de Araras

Um homem foi preso pela Guarda Civil Municipal por tráfico de drogas no bairro José…

1 dia ago

Dia da Consciência Negra é feriado nacional pela 1ª vez

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será celebrado como feriado nacional pela…

1 dia ago

Consciência Negra: coleta de lixo domiciliar ocorre normalmente nesta quarta-feira (20)

Confira abaixo o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra (20 de novembro):…

2 dias ago

Prefeito se reúne com presidente do São Luiz Saúde e esclarece sobre convênio médico dos servidores municipais

A Prefeitura de Araras esclarece que não é verdade que o São Luiz Saúde suspendeu…

2 dias ago