O renomado cineasta brasileiro Cacá Diegues faleceu nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por sua filha, Isabel Diegues.
Nascido Carlos José Fontes Diegues em 19 de maio de 1940, em Maceió, Alagoas, Cacá Diegues mudou-se para o Rio de Janeiro aos seis anos de idade. Foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo, que revolucionou o cinema brasileiro nos anos 1960, abordando temáticas sociais e políticas com uma nova linguagem cinematográfica.
Entre suas obras mais emblemáticas estão “Ganga Zumba” (1964), “Xica da Silva” (1976), “Bye Bye Brasil” (1980) e “Deus é Brasileiro” (2003). Seus filmes frequentemente exploravam a cultura e a sociedade brasileiras, contribuindo significativamente para a identidade cinematográfica do país.
Em 2018, Cacá Diegues foi eleito para a cadeira número 7 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo o também cineasta Nelson Pereira dos Santos, tornando-se um dos poucos cineastas a integrar a instituição.
Cacá Diegues deixa um legado inestimável para o cinema nacional e internacional, sendo lembrado por sua contribuição artística e por retratar com sensibilidade as nuances da sociedade brasileira.
Após a morte de um motociclista de 37 anos que colidiu com a traseira de…
Os mais de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional…
A Prefeitura de Araras interditou temporariamente o deque de madeira do lago de carpas, localizado…
Um casal foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (17) pela Guarda Civil Municipal…
Mais do que uma escolha alimentar, o consumo de peixe na Sexta-feira Santa carrega um…
Assim como nos humanos, a doença renal crônica em animais de estimação pode ser grave…