Categories: Política

Cidade do interior de São Paulo tem empate entre Lula e Bolsonaro no 2º turno

Foram 5.529 votos para cada lado. Na eleição mais polarizada da história do Brasil, Guará (SP), na região de Ribeirão Preto (SP), é palco de um feito inusitado neste 2º turno. Lula (PT) e Bolsonaro (PL) foram escolhidos pelo mesmo número de eleitores.

Nesta segunda-feira (31), a população da cidade comentou o resultado inusitado de domingo. Teve quem não acreditou, quem achou curioso e quem pregou que, apesar da divisão, o grupo de amigos não pode ser desfeito.

“Desejo harmonia e paz. Não teve conflito, mas eu desejo paz, a cidade precisa. Aqui é só amizade mesmo, amizade não acaba. Política é política, amizade é amizade. Não pode misturar”, conta o aposentado Cláudio Rodrigues.

O pensamento é o mesmo do lavrador Emerson Henrique de Oliveira, que citou o futebol para exemplificar a disputa acirrada. “Inacreditável, nunca ouvi falar de uma coisa dessas, só no futebol. A amizade continua, não pode parar, tem que sempre tocar em frente”.

Probabilidade
O empate não foi exclusivo da cidade paulista. Em Irati (SC), os dois também ficaram com 50% do eleitorado.

O professor de matemática Tiago Figueiredo explica que a chance de ganhar na Mega-Sena é uma a cada 50 milhões de vezes. Pelos cálculos dele, o que aconteceu em Guará ocorre uma em cada 150 milhões de tentativas.

“É realmente um feito impressionante, uma coisa muito rara de acontecer. […] Três vezes mais difícil do que ganhar na Mega-Sena. É uma coisa que raramente vamos presenciar de novo na nossa região”.

‘Largar mão de briga’
O empate causou surpresa na aposentada Jacira dos Santos Ferreira. “Foi uma coisa de admirar, curiosa. Primeira vez que vejo isso”.

O conselheiro tutelar Danilo Pereira da Silva ficou sabendo ainda no domingo sobre o empate. Ele viu a informação nas redes sociais. “Bem interessante um empate assim. Acho que independente, a gente tem que pedir a Deus que ele faça um mandato bom, que seja feita a vontade de Deus, que Deus dê sabedoria para ele lá. E assim nós seguimos firmes”.

Para o aposentado Márcio Nilo dos Santos, ao menos na cidade ninguém sai chateado após essa disputa. “Foi bom, né. Repartiu, nenhum pode reclamar do outro”, brincou. Já o aposentado Aparecido Donizetti agora espera que todos que discutiram por política posam ficar em paz na cidade e no Brasil.

“O povo tem que ter harmonia, largar mão de briga. O que passou, passou. É manifestar boa sorte para o presidente, para o governador eleito, e largar mão dessas confusões. Agora é pensar na saúde, educação, porque o povo precisa disso”.

adminn

Recent Posts

GCM de Araras firma convênio que garante botão de pânico gratuito a comerciantes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araras firmou um convênio com a Central Regional de…

10 horas ago

Araras já tem mais de 2 mil casos de dengue em 2025

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o novo boletim epidemiológico da dengue.…

11 horas ago

União São João está no grupo 2 da Copa Paulista; competição começa no dia 15 de junho

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta terça-feira (15) os grupos da edição 2025 da…

11 horas ago

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 25 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, 14…

15 horas ago

Exportações brasileiras de ovos quase dobram no 1º trimestre de 2025, impulsionadas por demanda dos EUA

As exportações brasileiras de ovos, tanto in natura quanto processados, registraram um crescimento expressivo no…

15 horas ago

Greve dos médicos peritos do INSS chega ao fim e atendimentos são retomados

Após acordo firmado com o Ministério da Previdência Social, os médicos peritos federais do INSS…

15 horas ago