A Câmara Municipal de Araras promove na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, às 18:30, a entrega do 10º Prêmio ‘Cidade das Árvores’ de preservação ambiental em sessão solene que será realizada no Plenário Bruno Moysés Batistela. No último dia 5 de junho celebrou-se em todo o planeta o Dia Mundial do Meio Ambiente. Também no último dia 6 de junho completou 120 anos da primeira 1ª Festa das Árvores no Brasil, celebrada pelo município de Araras.
Conforme preconiza o Projeto de Decreto Legislativo nº 6 de 9 de setembro de 2009, dentre todos os projetos inscritos, três foram selecionados pela comissão avaliadora composta pelos vereadores Manoel Oliveira dos Santos Filho e Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla, além do renomado engenheiro florestal e professor da área ambiental da ETEC Prefeito Alberto Feres, Alceu Seixas Junior.
Os três melhores projetos escolhidos pela comissão foram: da Escola Estadual José Ometto localizada na Usina São João, que desenvolveu, neste ano de 2022, atividades com os alunos relacionadas à sustentabilidade, recuperação e preservação ambiental. A empresa Tambores Araras que trabalha na recuperação de tambores, evitando que os mesmos sejam descartados de maneira irregular no meio ambiente, a empresa também realiza a lavagem da fumaça do forno antes de expelir na atmosfera, possui um circuito fechado de tratamento e reutilização da água, inclusive da chuva e os tambores depois de recuperados são comercializados com empresa do ramo alimentício que utiliza para exportação de sucos e mel. E a Usina Santa Lúcia que prima pela preservação e manutenção do meio ambiente, não utilizando a prática da queima da palha e da cana de açúcar para fins de colheita, adota ações para que não ocorra a queima a céu aberto de qualquer subproduto da cana de açúcar, protege a mata ciliar das propriedades canavieiras, protege as nascentes de água das áreas rurais, adota práticas adequadas no descarte de embalagens vazias de agrotóxicos e otimiza a reciclagem e o reuso adequado dos resíduos gerados na produção de açúcar e etanol.
Os Representantes destes projetos vencedores receberão na próxima sexta-feira, às 18h30, na sessão solene da Câmara Municipal, um diploma e uma medalha com o brasão de Araras e com a gravura de uma macaubeira, que representa o símbolo da 1ª Festa das Árvores realizada em Araras, no dia 6 de junho de 1902, há exatos 120 anos.
O objetivo do prêmio ‘Cidade das Árvores’ é despertar a atenção de todos sobre a importância do tema e, sobretudo enaltecer aqueles que se empenham na preservação, recuperação, proteção, conscientização e educação do meio ambiente.
O evento é aberto ao público e quem estiver presente na cerimônia receberá uma muda de árvore em parceria da Câmara Municipal de Araras com a AEHDA (Associação de Educação do Homem de Amanhã).
O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, site, Facebook e Youtube da Câmara na internet.
O advogado Daniel Salviato divulgou em seu perfil oficial no Instagram informações atualizadas do caso…
A Polícia Civil do Paraná indiciou, na quinta-feira (8), um técnico de enfermagem sob suspeita de estuprar pacientes em…
Um projeto de lei que proíbe o uso de celulares nas escolas foi aprovado por unanimidade pela…
O homem que morreu durante uma explosão na Praça dos Três Poderes se chamava Francisco Wanderley Luiz…
Auxiliar de escritório: experiência em rotinas de escritório e atendimento ao público, conhecimento em informática…
Tochio Saito: 80 anos, solteiro. Morava no bairro Centro. Falecimento: 13/11/2024 - Sepultamento: 14/11/2024, às…