Estudos recentes indicam que consumir café pela manhã pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares. Uma pesquisa publicada no European Heart Journal analisou dados de 40.725 adultos nos Estados Unidos entre 1999 e 2018. Os resultados mostraram que indivíduos que bebiam café apenas pela manhã apresentaram um risco 16% menor de morte por qualquer causa e 31% menor de morte por doenças cardiovasculares, em comparação com aqueles que não consumiam a bebida.
Curiosamente, esse benefício não foi observado em pessoas que consumiam café ao longo de todo o dia. Os pesquisadores sugerem que ingerir café à tarde ou à noite pode interferir nos ritmos circadianos e nos níveis hormonais, como a melatonina, o que poderia neutralizar os efeitos positivos observados no consumo matinal.
Embora o estudo não tenha detalhado os mecanismos exatos por trás dessa associação, os autores destacam a importância de considerar não apenas a quantidade de café consumida, mas também o momento do dia em que é ingerido. Eles sugerem que mais pesquisas são necessárias para compreender plenamente como o horário do consumo de café pode influenciar a saúde cardiovascular.
Com informações do Portal CNN Brasil
O domingo de Páscoa é, para os cristãos, a celebração mais importante do calendário litúrgico:…
Uma mulher foi morta a tiros no início da madrugada deste sábado (19) na zona…
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (17) R$ 50 milhões, prêmio acumulado na última terça-feira (15),…
Um caso de ameaça mobilizou a Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (18), em Leme…
MARIA RAFAEL CORREA, 87 anos, viúva, moradora do bairro Parque Industrial. Falecimento em 18/04/2025. Sepultamento…
Após a morte de um motociclista de 37 anos que colidiu com a traseira de…