Estudos recentes indicam que consumir café pela manhã pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares. Uma pesquisa publicada no European Heart Journal analisou dados de 40.725 adultos nos Estados Unidos entre 1999 e 2018. Os resultados mostraram que indivíduos que bebiam café apenas pela manhã apresentaram um risco 16% menor de morte por qualquer causa e 31% menor de morte por doenças cardiovasculares, em comparação com aqueles que não consumiam a bebida.
Curiosamente, esse benefício não foi observado em pessoas que consumiam café ao longo de todo o dia. Os pesquisadores sugerem que ingerir café à tarde ou à noite pode interferir nos ritmos circadianos e nos níveis hormonais, como a melatonina, o que poderia neutralizar os efeitos positivos observados no consumo matinal.
Embora o estudo não tenha detalhado os mecanismos exatos por trás dessa associação, os autores destacam a importância de considerar não apenas a quantidade de café consumida, mas também o momento do dia em que é ingerido. Eles sugerem que mais pesquisas são necessárias para compreender plenamente como o horário do consumo de café pode influenciar a saúde cardiovascular.
Com informações do Portal CNN Brasil
Oficial de manutenção: conhecimento básico em informática, ensino médio completo, experiência em manutenção predial, desejável…
Eva Maria Martins Borsonelo Idade: 71 anos Estado civil: Casada Residência: Bairro Jardim Santa Elisa…
Ana Hickmann, de 43 anos, foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a…
Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas do concurso 2813 da Mega-Sena, realizado na nesta quinta-feira…
María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, foi detida nesta quinta-feira (09) durante um protesto…
A Arteris Intervias está com vagas abertas tanto para funções administrativas quanto operacional nas regiões…