O Programa Rota RCA1 desta segunda-feira (31) da Rádio Clube FM 101,7, recebeu a psicóloga Dayane Souza. O apresentador Corujão abordou diversos assuntos sobre comportamento passivo-agressivo.
Sorrisos amarelos, respostas que dificultam a comunicação e uma sensação de que aquela “gentileza” não foi feita de boa vontade — estes são sinais claros de um comportamento passivo-agressivo, que busca mascarar a raiva por meio de atitudes aparentemente pró-sociais. Geralmente, tais comportamentos têm como objetivo irritar a pessoa de quem o indivíduo sente raiva, mas de forma a não parecer culpado pela irritação.
O comportamento passivo-agressivo é caracterizado pela junção da passividade e da agressão em um comportamento apenas. Estes comportamentos podem ser expressos por vitimização, procrastinação, teimosia, ressentimentos, entre outros. Esse tipo de comportamento é muito visto em crianças fazendo “birra”, mas também é visto em adultos mais velhos dependendo da situação.
A longo prazo, esse tipo de comportamento pode prejudicar as relações interpessoais, sendo mais prejudicial até que a agressão direta. Tais comportamentos levam a confusões, problemas de comunicação e de confiança dentro de um relacionamento.
Clique no link abaixo e assista na íntegra.
Uma loja de celulares e artigos eletrônicos localizada na rua Barão de Arary, no Centro…
A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a primeira morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave…
Com a aproximação da Páscoa, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São…
Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação "Copia e Cola",…
Confira as vagas disponíveis: Atendente de lojas – Ser uma pessoa disposta a aprender, desenvolver…
OSMAR SOARES SANTOS, 67 anos, casado, morador do bairro José Ometto 2. Faleceu em 09/04/2025.…