A cidade de Araras registrou três óbitos por dengue durante o ano de 2024, segundo o último boletim semanal divulgado pelo Setor de Combade a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Todos com faixa etária acima dos 60 anos, do sexo masculino e ocorreram no primeiro semestre (confira logo abaixo).
Ainda segundo o boletim, durante todo o ano, 1791 casos positivos da doença foram registrados, sendo que ainda 14 aguardam resultados. No total, são 3915 notificações e 2110 suspeitas descartadas. Por fim, a região norte da cidade é a que mantém o maior número de infecções: 408.
Óbitos confirmados por dengue em Araras
Com a chegada do verão, os casos de dengue aumentam consideravelmente. Devido à grande incidência de chuvas, o acúmulo de água faz com que a proliferação do mosquito Aedes Aegypti se intensifique. Somado ao calor intenso, o ambiente é ainda mais propício para que os ovos colocados pelas fêmeas eclodam e deem origem a milhares de novos mosquitos.
Por esse motivo, o cuidado por parte dos moradores é a principal arma de prevenção contra o mosquito: limpeza dos quintais para evitar água empoçada, vedação das caixas d’água, limpeza dos vasos de plantas e calhas. Também é essencial receber os agentes de saúde para fazer a vistoria em possíveis focos do Aedes aegypti.
Secretaria de Saúde reforça que tem realizado visitas de rotina em todas as regiões da cidade, nebulizações, bloqueios e controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também, do zika vírus, chikungunya e da febre amarela. Em Araras, a equipe de combate à dengue é composta por 39 agentes de endemias.
A Secretaria Municipal da Saúde alerta para a baixa adesão à vacina contra a dengue em Araras. No momento, a cobertura vacinal está em apenas 17%. “O imunizantes é destinado a crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos. Somente 1.388 receberam a cobertura vacinal completa, de 7.631”, explica Maria Elisa Oliveira, enfermeira do Núcleo de Apoio em Educação e Saúde (NAES).
Muitas crianças e jovens tomaram somente a primeira dose da vacina e não retornaram para fechar o esquema vacinal, que deve ser feito com intervalo de 90 dias entre as doses.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas seguintes unidades:
– CRI (Centro de Referência Infantil) Dr. Hercio Arantes – Av. Washington Luís, 545, Centro (ao lado da APAE) – 3542-9909.
– PAM Ênio Vitali – R. França, 99, Jardim Piratininga – 3544-4280.
– UBS Dr. Antônio Simões Pontes – Av. João Rossi, 1051, Jd. Aeroporto – 3547-3195.
Já nas unidades abaixo, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h:
– UBS Antônio Carlos Fabricio – Av. Lourenço Batistela, s/n, Jardim José Ometto I – 3544-3569.
– UBS Oswaldo Salvador Devitte – Av. Presidente Costa e Silva, 27 – Narciso Gomes – 3544-4974.
– ESF Francisco Cascelli – Rua Melânia Baraldi Maróstica, s/n, Pq. Das Árvores – 3544-5424.
María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, foi detida nesta quinta-feira (09) durante um protesto…
A Arteris Intervias está com vagas abertas tanto para funções administrativas quanto operacional nas regiões…
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, afirma que…
Um homem foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal, enquanto tentava furtar fios elétricos…
Imagens registradas por câmeras de monitoramento mostram o momento em que o avião de pequeno…
Um avião de pequeno porte caiu na praia do Cruzeiro, em Ubatuba, próximo ao aeroporto…