A cidade de Araras enfrenta uma preocupante alta nos casos de dengue neste início de 2025. Segundo boletim divulgado nesta terça-feira (4) pela Secretaria Municipal da Saúde, já são 207 casos confirmados da doença, com sete pessoas internadas e um óbito registrado. Além disso, outros 23 casos estão em análise, aguardando resultado de exames.
A faixa etária mais afetada é a de 40 a 49 anos, com 46 registros da doença. Já entre as regiões da cidade, o destaque negativo vai para o leste I, que concentra 46 casos confirmados. Na sequência aparecem as regiões norte, com 44 casos, e sudeste, com 35.
O aumento dos casos levou a Prefeitura a intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Na manhã desta terça-feira (4), os agentes de Endemias realizaram nebulização e vistorias no bairro Jardim São João, na região norte da cidade. Além disso, foi realizada a primeira reunião do Comitê de Combate à Dengue em 2025, com o objetivo de integrar as ações entre a Prefeitura e as instituições de saúde do município. A partir de agora, os encontros acontecerão quinzenalmente devido ao alto risco de transmissão.
“O nosso foco é na população, pensar como vamos fazer esse trabalho de prevenção com a comunidade”, destacou Paulo Rafael Moreira, do Setor de Controle de Endemias.
Entre as medidas adotadas pela Prefeitura estão a aquisição de testes rápidos para diagnóstico, treinamento dos profissionais de saúde, compra de nebulizadores e pulverizadores e o reforço da campanha de vacinação contra a doença. Também foi anunciado o aumento na fiscalização por parte da Vigilância Epidemiológica, com aplicação de multas em casos de imóveis que servirem como criadouros do mosquito.
O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, é uma responsabilidade de todos. A Prefeitura reforça algumas orientações importantes:
O avanço da dengue não é uma preocupação apenas em Araras. O estado de São Paulo já contabiliza 54.026 casos confirmados até o dia 3 de fevereiro. Especialistas alertam que o número de casos deve aumentar ainda mais ao longo do ano, devido a fatores como as mudanças climáticas – com mais chuvas e temperaturas médias mais altas – e a circulação do sorotipo 3 do vírus, para o qual grande parte da população ainda não tem anticorpos.
A Prefeitura de Araras pede a colaboração de todos para combater a proliferação do mosquito e evitar novos casos da doença.
Após a morte de um motociclista de 37 anos que colidiu com a traseira de…
Os mais de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional…
A Prefeitura de Araras interditou temporariamente o deque de madeira do lago de carpas, localizado…
Um casal foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (17) pela Guarda Civil Municipal…
Mais do que uma escolha alimentar, o consumo de peixe na Sexta-feira Santa carrega um…
Assim como nos humanos, a doença renal crônica em animais de estimação pode ser grave…